Palestra em Goiânia marca abertura de encontro de oficiais militares e destaca experiência de El Salvador no combate ao crime organizado.
Por Carla Pereira|GNEWSUSA
O deputado federal Coronel Assis (União-MT) defendeu, nesta quinta-feira (22), em Goiânia (GO), o “total rigor” no enfrentamento às facções criminosas no Brasil. A declaração foi feita durante palestra de abertura do 1º Encontro dos Presidentes de Entidades de Oficiais Militares do Centro-Oeste.

“Em um evento como este, que reúne representantes de todo o Centro-Oeste e de outras partes do país para debater segurança pública, minha proposta é que tenhamos coragem de enfrentar o crime organizado com total rigor e de forma integrada entre os três poderes”, afirmou Assis.
O deputado, que possui quase 30 anos de experiência no combate à violência e ao crime organizado em Mato Grosso, inclusive como comandante do Bope, do Gefron e da Polícia Militar do estado, citou a experiência de El Salvador como exemplo a ser seguido.
Em dezembro de 2023, Assis integrou uma comitiva de deputados que visitou o país da América Central para conhecer de perto as estratégias adotadas no combate às facções. Uma das visitas foi ao Centro de Confinamento de Terrorismo, um presídio de segurança máxima com capacidade para 40 mil presos, onde cumprem pena os chamados “pandilleros”.
Medidas assertivas e queda na criminalidade
Após as medidas adotadas pelo presidente salvadorenho Nayib Bukele, o índice de mortalidade no país caiu de 100 para cada 100 mil habitantes para 7,8 em pouco mais de um ano.
“Bukele foi tão assertivo em sua política contra o crime organizado e a corrupção que no mês passado foi reeleito com 80% dos votos”, destacou Assis. “Isso demonstra que a população está do lado de quem quer promover a paz por meio do combate aos criminosos da forma que precisa ser feita. E tenho certeza que as forças de segurança brasileiras estão prontas para agir.”
Integração e punição exemplar: a chave para o sucesso
O deputado defendeu a integração entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da punição exemplar aos criminosos, como medidas essenciais para o sucesso no combate às facções.
“Precisamos ter leis mais duras, punir exemplarmente os criminosos e tirar o poder das facções. Não podemos permitir que o crime organizado continue aterrorizando a nossa população”, frisou.
O 1º Encontro dos Presidentes de Entidades de Oficiais Militares do Centro-Oeste segue com programação até esta sexta-feira (23) e é uma realização da Associação dos Oficiais da Polícia Militar de Goiás.
Veja também:
Polícia da Ucrânia prende pai e filho ligados à gangue Lockbit em operação internacional
Senado aprova fim das saidinhas: “Vitória contra a impunidade”, diz Coronel Assis

Faça um comentário