Migrantes a bordo de um bote inflável são avistados do navio de resgate “Abeille Normandie” durante a tentativa de travessia do Canal da Mancha a partir da costa do norte da França. As condições climáticas favoráveis e o mar calmo facilitam a jornada. Crédito: Reuters
Prisão de 19 indivíduos revela detalhes de operação Iraquiana-Curda que utilizava barcos infláveis na rota do Canal da Mancha
Por Carla Pereira|GNEWSUSA
A Europol anunciou nesta quinta-feira (22), a desarticulação de uma das maiores redes de contrabando de migrantes na Europa, resultando na prisão de 19 pessoas na Alemanha, incluindo o líder e quatro principais organizadores. A operação, conduzida em colaboração com a polícia alemã, francesa e belga, concentrou-se em uma rede iraquiana-curda suspeita de contrabandear migrantes irregulares do Médio Oriente e da África Oriental para o Reino Unido, utilizando barcos infláveis de baixa qualidade.
A investigação, iniciada no final de 2022, revelou que os suspeitos coordenava a compra, armazenamento e transporte de barcos insufláveis, predominantemente de origem chinesa. Essas embarcações eram utilizadas para contrabandear, em média, 50 migrantes de praias próximas a Calais, na França, para o Reino Unido, cobrando entre 1.000 e 3.000 euros por passageiro.

A força-tarefa operacional conhecida como “Wave” realizou buscas em 28 locais na Alemanha, resultando na apreensão de 24 barcos infláveis, consideráveis quantidades de equipamento náutico, 60 dispositivos eletrônicos, armas e milhares de euros em dinheiro. A operação envolveu cerca de 900 policiais alemães.
A Europol ressaltou que a ação foi um golpe significativo contra as operações de contrabando na região, enquanto a Frontex, a agência fronteiriça da UE, alertou recentemente para um aumento dramático na imigração irregular da África Ocidental para o bloco. A expectativa é que o número de chegadas continue a crescer em 2024, enfatizando a complexidade de interromper completamente o movimento de pessoas.
Leia também
Imigrantes dominam novos empregos nos EUA sob governo Biden
Aumenta para 140 o número de deputados pedindo impeachment de Lula após críticas a Israel
Faça um comentário