
A dupla, procurada por ataques com ransomware na França, foi detida em Ternopil, Ucrânia, em uma ação conjunta liderada pela NCA britânica e pelo FBI
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A polícia da Ucrânia anunciou nesta quinta-feira (22/02) a prisão de um pai e seu filho ligados à gangue de crimes cibernéticos Lockbit, durante uma operação internacional liderada pela Agência Nacional do Crime da Grã-Bretanha (NCA) e pela Polícia Federal dos EUA (FBI). A dupla, cujas identidades não foram divulgadas, era procurada por realizar ataques com ransomware contra empresas, instituições estatais e de saúde na França.
As prisões ocorreram em Ternopil, cidade no oeste da Ucrânia, onde foram realizadas buscas em suas residências. Durante as buscas, foram apreendidos telefones celulares e equipamentos de informática utilizados nas atividades ilegais. A operação internacional, denominada “Operação Cronos”, também resultou na prisão de membros da gangue na Polônia e em apreensões de contas de criptomoedas e servidores utilizados pela Lockbit em vários países.
Como resultado das prisões na Ucrânia, as autoridades conseguiram apreender mais de 200 contas de criptomoedas e 34 servidores usados pela gangue na Holanda, Alemanha, Finlândia, França, Suíça, Austrália, Estados Unidos e Grã-Bretanha, informaram as autoridades envolvidas na operação.
A Lockbit era conhecida por extorquir diversas vítimas simultaneamente por meio de seu site, que exibia os nomes das empresas violadas e uma contagem regressiva para liberar os dados das vítimas caso não pagassem o resgate. As autoridades conseguiram bloquear as atividades da gangue ao apreender suas infraestruturas críticas.
A França desempenhou um papel fundamental na investigação, com mais de 200 vítimas da gangue, incluindo hospitais, prefeituras e empresas em todo o país. A “Operação Cronos” foi realizada sob a égide da Europol, após pedidos dos investigadores franceses.
Leia também:
Imigrantes dominam novos empregos nos EUA sob governo Biden
Aumenta para 140 o número de deputados pedindo impeachment de Lula após críticas a Israel
Faça um comentário