Juiz de Londres decide que o governo agiu de maneira razoável ao privar o duque de Sussex dos privilégios de segurança após sua saída da realeza em 2020.
Por Camila Fernandes | GnewsUSA
O Príncipe Harry enfrentou uma derrota na última quarta-feira (28), quando um juiz de Londres decidiu que o governo do Reino Unido agiu de maneira razoável ao retirar os privilégios de segurança do duque de Sussex após sua saída como membro sênior da realeza em 2020, quando se mudou para os EUA. O Comitê Executivo Real e VIP (RAVEC), composto por funcionários da família real, da Polícia Metropolitana e diversos órgãos governamentais, tomou a decisão.
O porta-voz do Príncipe Harry, anunciou que planeja recorrer da decisão, enfatizando a busca por uma aplicação justa e legal das regras da RAVEC. O juiz do Tribunal Superior, Peter Lane, afirmou que a decisão de fevereiro de 2020 não foi ilegal, irracional ou injustificada, apesar das alegações do príncipe sobre a ameaça à sua segurança ao visitar o Reino Unido.
O duque não está a pedir tratamento preferencial, mas sim uma aplicação justa e legal das próprias regras da RAVEC, garantindo que recebe a mesma consideração que os outros, de acordo com a política escrita da própria RAVEC, Disse o porta-voz em comunicado.
Harry argumentou que ele e sua família enfrentavam perigo devido à hostilidade contra eles e destacou a perseguição implacável da mídia britânica. O advogado do governo afirmou que Harry foi tratado de forma justa e recebeu proteção em algumas visitas, citando uma equipe de segurança em junho de 2021.
O comitê considerou o impacto da morte da princesa Diana, mãe de Harry, e o advogado do governo enfatizou o risco de um ataque bem-sucedido contra o príncipe. Harry e Meghan Markle deixaram a realeza em 2020, citando intrusões insuportáveis e atitudes racistas da mídia britânica.

Os advogados de Harry argumentaram sobre a segurança de seus filhos, afirmando que trazê-los para o Reino Unido não é seguro. O príncipe alegou que sua equipe de segurança nos EUA não tem jurisdição no exterior nem acesso a informações de inteligência do Reino Unido. O governo britânico defendeu a razoabilidade da decisão do comitê, afirmando que não é possível financiar privadamente a proteção policial.
Atualmente, o duque e a duquesa de Sussex residem na Califórnia. O episódio destaca as complexidades e desafios enfrentados pelo príncipe após sua saída da realeza e a busca por um equilíbrio entre segurança e medidas financeiras justas.
Leia Também:
Jair Bolsonaro passa por avaliação para possível nova cirurgia de hérnia
Atacante do Sporting Cristal lidera tabela de artilheiros mundiais em 2024
Biden e Trump vencem primárias em Michigan com margem confortável
_____________

Faça um comentário