
Foto: Karolina Grabowska
Índice de Preços ao Produtor acelera, impactando mercados globais e locais. Movimentação do dólar e Ibovespa em destaque.
Por Carla Pereira/GNEWSUSA
O dólar está operando em baixa nesta quinta-feira (14), após a divulgação dos dados mais recentes de inflação aos produtores nos Estados Unidos. O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) subiu 0,6% em fevereiro, contra expectativas de alta de 0,3% e mostrando uma aceleração em relação ao mês anterior, quando o índice subiu 0,3%.
Estes números são bastante observados, pois trazem uma perspectiva de como os preços aos consumidores devem se comportar, já que se ocorre aumento nos preços aos produtores, isso tende a ser repassado na ponta.
No dia anterior, a moeda norte-americana teve alta de 0,02%, cotada a R$ 4,9756. Com o resultado, acumulou queda de 0,12% na semana, ganho de 0,06% no mês, e avanço de 2,54% no ano.
Por outro lado, o Ibovespa, principal índice acionário da B3, encerrou com um avanço de 0,26%, aos 128.006 pontos. Com este resultado, acumulou alta de 0,47% na semana, recuo de 1,05% no mês, e baixa de 4,86% no ano.
No exterior, os investidores estão repercutindo a inflação ao produtor nos Estados Unidos, que veio acima das expectativas, com uma alta mensal de 0,6%. Apesar dos números acima do esperado, o mercado ainda mantém no radar a inflação ao consumidor, divulgada na terça, que subiu 0,4% em fevereiro, em linha com as projeções.
No Brasil, o destaque da agenda econômica são os dados de vendas no varejo. Em janeiro, o comércio varejista cresceu 2,5% em relação a dezembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado em 12 meses, a alta foi de 1,8%.
Essa movimentação tanto do dólar quanto do Ibovespa é influenciada por uma série de fatores, tanto internos quanto externos, que incluem a inflação, a perspectiva de corte nas taxas de juros e o comportamento do varejo.
Veja também
Cármen Lúcia assume lugar de Alexandre de Moraes no TSE em junho
Revanche no ringue: Nate Diaz e Jorge Masvidal se enfrentarão em luta de boxe
Faça um comentário