ex-engenheiro do google é acusado de vazar segredos de ia para empresas chinesas.
Por Ana Raquel | GNEWSUSA
Um ex-engenheiro de software do Google, Linwei Ding, também conhecido como Leon Ding, enfrenta acusações federais na Califórnia por quatro casos de roubo de segredos comerciais relacionados à inteligência artificial (IA). O engenheiro de 38 anos foi preso em sua residência em Newark, Califórnia, após ser acusado de desviar centenas de arquivos para beneficiar empresas chinesas.
O Departamento de Justiça dos EUA não tolerará o roubo de segredos comerciais e inteligência, afirmou o procurador-geral Merrick Garland em uma conferência em San Francisco. O indiciamento de Ding surge em meio à criação, há pouco mais de um ano, da Força de Ataque de Tecnologia Disruptiva interagências pelo governo Biden, visando prevenir a aquisição de tecnologia avançada por países como China e Rússia.
De acordo com as acusações, Ding, contratado pelo Google em 2019, teria começado os roubos em 2022 enquanto era considerado para o cargo de diretor de tecnologia de uma empresa chinesa de tecnologia em estágio inicial. Até maio de 2023, ele teria feito o upload de mais de 500 arquivos confidenciais, incluindo detalhes sobre a infraestrutura de hardware e plataforma de software que impulsionam os centros de dados de supercomputação do Google.
As informações roubadas abrangiam detalhes cruciais sobre chips, sistemas e software, essenciais para a eficiência do supercomputador do Google na vanguarda da tecnologia de aprendizado de máquina e IA. O Google, ciente das atividades suspeitas em dezembro de 2023, retirou o laptop de Ding um dia antes de sua planejada demissão em janeiro de 2024.
O Google afirmou possuir salvaguardas rigorosas para evitar o roubo de informações confidenciais, e após uma investigação interna, encaminhou o caso para as autoridades. Se condenado, Ding pode enfrentar até dez anos de prisão e multas substanciais por cada acusação criminal.
O caso destaca a crescente preocupação em torno da segurança de dados e propriedade intelectual, especialmente no setor de tecnologia, ressaltando a necessidade de medidas mais robustas para proteger os avanços e segredos comerciais fundamentais para a inovação.

Leia Também
Ex-gerente é sentenciado a devolver mais de R$ 425 mil após simular três roubos à agência
Mundo bate recorde com 9º mês consecutivo de calor extremo e ondas de calor nos oceanos
Nos Estados Unidos, homem é indiciado por drogar amigas da filha em festa do pijama
Faça um comentário