Joel Embiid opta por representar os Estados Unidos nas olimpíadas de Paris

Foto: Todd Kirkland
Astro do Philadelphia recusa seleção francesa e deve integrar equipe norte-americana no torneio de basquete olímpico.
Por Natan Fernandes | GnewsUSA

O pivô Joel Embiid, estrela do Philadelphia, tomou uma decisão em relação à sua participação nas Olimpíadas de Paris em 2024, optando por representar os Estados Unidos em vez da França, país em que também tinha a possibilidade de defender.

Segundo relatos de Joe Vardon, do portal “The Athletic”, Embiid chegou a um acordo preliminar para integrar a Seleção Francesa de Basquete, tendo inclusive procurado Jean-Pierre Siutat, presidente da Federação Francesa, para discutir a possibilidade.

 “Joel nos procurou. Ele nos disse que gostaria de jogar no basquete internacional de seleções. Embiid queria vencer e queria jogar pela França. Então, nós o ouvimos e tentamos fazer o possível para que acontecesse. Mas não rolou”, explicou Siutat à Vardon.

No entanto, os trâmites burocráticos acabaram sendo um obstáculo para Embiid. Apesar de falar francês, o jogador nunca residiu no país, o que o impossibilitava de obter um passaporte francês, requisito fundamental para representar a seleção nacional.

 “Além do desejo de jogar, ele precisava de um passaporte. Ele queria isso, era a única forma de possibilitar que ele jogasse pela nossa equipe. Então, eu fiz esse trabalho, uma operação junto ao governo francês. Foi muito além da esfera esportiva. E ele dizia o tempo todo que jogaria pela França”, complementou o presidente da Federação Francesa.

Nascido em Camarões, Embiid tinha em mãos a oportunidade de defender tanto os Estados Unidos quanto a França. Contudo, a seleção norte-americana visa reunir os melhores jogadores para garantir a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, e o nome de Embiid está entre os cotados para integrar o elenco, que possivelmente contará com astros como Lebron James e Stephen Curry.

O torneio de basquete masculino nas Olimpíadas de Paris está agendado para começar em 27 de julho, com a final marcada para 10 de agosto.

 

Leia mais:

Daniel Alves permanece na prisão após não pagar fiança no prazo

PF suspeita que fugitivos de Mossoró estejam escondidos nas cavernas

Robinho é preso em Santos por estupro coletivo na Itália: Detalhes, repercussão e futuro do ex-jogador

 

_________________________

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*