O impacto avassalador das chuvas torrenciais deixa Mimoso do Sul e outras cidades vizinhas em desespero e caos.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Mimoso do Sul, uma cidade no Espírito Santo, foi palco de uma tragédia neste sábado (23). As fortes chuvas que assolaram a região resultaram em quatro mortes, conforme informações da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Em meio à devastação, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou situação de emergência.
Casagrande, que sobrevoou a região e visitou o município nesta manhã, descreveu a situação como “caótica”. Mimoso do Sul é uma das cidades mais afetadas pelas chuvas. “Dezenas de pessoas estão desaparecidas”, afirmou o governador.
O governo do estado e a prefeitura têm unido esforços para o resgate de vítimas e atendimento das pessoas atingidas. As estradas de acesso à cidade permanecem fechadas. Casagrande relatou ter entrado em contato com o ministro Waldez Góes, que se colocou à disposição para ajudar. “Logo cedo, eu liguei para o ministro Waldez Góes, e relatei para ele a situação e ele se colocou inteiramente a disposição”, disse o governador.
Ainda segundo o governador, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome poderá antecipar o Bolsa Família das famílias afetadas. “O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome já disse que poderá antecipar o bolsa família das famílias afetadas”, afirmou Casagrande.
A situação em Mimoso do Sul é crítica. A cidade está sem energia e comunicação. “Essa noite por enquanto não tem energia e nem comunicação em Mimoso do Sul (…) esperamos que com a água baixando a gente consiga identificar e dimensionar toda essa calamidade que estamos vivendo em alguns municípios do sul do estado do Espírito Santo”, disse Casagrande.
As aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) estão em operação para resgatar os moradores da cidade.
O prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa, expressou sua aflição em um vídeo publicado nas redes sociais. Visivelmente abalado, disse: “Eu não sei mais o que fazer”. Costa revelou que até mesmo seu pai estava utilizando seu barco para resgatar pessoas em áreas alagadas.
Vídeo postado no Instagram @peterncosta pelo prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa, neste sábado 23/03.
A cidade foi duramente atingida pelas chuvas. Casas foram inundadas, veículos arrastados, incluindo um caminhão dos Bombeiros. Um asilo na cidade também foi atingido pelas enchentes, com os residentes forçados a se refugiarem no segundo andar do prédio, aguardando o resgate.
Leonardo Ferreira, coordenador da Defesa Civil do município, descreveu a situação como “devastadora”. As equipes de resgate estão atuando desde cedo para socorrer as vítimas.
A região sul do Espírito Santo foi severamente afetada pelas chuvas, com várias cidades enfrentando inundações e deslizamentos de terra. Mais de 1,2 mil pessoas estão desalojadas na área, com Mimoso do Sul, Alegre, Vargem Alta, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Guaçuí e Muniz Freire entre as mais atingidas.
A Defesa Civil estadual registrou um volume de chuva de 231,8 milímetros em Mimoso do Sul em um intervalo de 24 horas até as 11h deste sábado. A cidade e toda a região continuam em estado de alerta, com as autoridades e os cidadãos unidos em um esforço coletivo para superar essa catástrofe.
Leia mais
Tragédia nas chuvas do RJ: História de sobrevivência e perdas em meio ao caos
Operação Verão: sobe para 51 numero de mortos em operação na baixada santista
Deslizamento em Petrópolis, RJ: Menina de 4 anos resgatada após 16 horas sob os escombros
Acidente grave na BR-116 deixa 18 feridos após ônibus capotar e cair no rio Manhuaçu em Minas Gerais

Faça um comentário