
Reunião no Palácio do Planalto ocorre após mercado reagir negativamente a anúncios da estatal.
Por Natan Fernandes | GnewsUSA
Nesta segunda-feira (11/3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, no Palácio do Planalto. A reunião ocorre em um momento delicado para a empresa, após um revés de R$ 55,3 bilhões em seu valor de mercado na sexta-feira (8/3), e em meio à polêmica em torno do pagamento de dividendos.
Lula e Prates discutirão formas de atenuar as reações do mercado diante dos últimos anúncios da Petrobras. O primeiro foi o balanço da estatal, divulgado na quinta-feira (7/3), que revelou uma queda de 33,8% no lucro de 2023 em comparação com o ano anterior.
Além dessa diminuição, a decisão da Petrobras de suspender a distribuição extraordinária de dividendos aos acionistas também foi mal recebida pelos investidores. Os dividendos representam uma parcela dos lucros da empresa.
Prates revelou na sexta-feira que há controvérsias dentro do Conselho de Administração da empresa sobre o assunto e não descarta a possibilidade de reverter a decisão: “A gente pode fazer a distribuição de dividendos a qualquer momento. A novela continua”.
Dessa forma, cabe ao governo federal ou ao presidente Lula decidir se a empresa manterá ou não o pagamento dos dividendos. Prates explicou que os conselheiros ligados ao governo optaram por reservar os dividendos extraordinários para a capitalização da empresa, enquanto os conselheiros privados foram unânimes em distribuir a parcela aos acionistas.
O valor de mercado da empresa despencou na sexta-feira, refletindo as notícias sobre a queda de resultados e a decisão de não repassar os dividendos aos acionistas. As ações da Petrobras caíram mais de 10% na Bolsa de Valores brasileira (B3), impactando negativamente o Ibovespa, principal índice da B3, que registrou uma queda de 0,99%. A expectativa agora é acompanhar o comportamento do mercado nesta segunda-feira.
Leia mais:
Futebol: Brasil perde para os EUA e é vice-campeão da Copa Ouro
Número de feminicídios alcança recorde no primeiro ano do terceiro mandato de Lula
Após caos no Haiti, Militares dos EUA reforçam segurança da Embaixada
________________________________
Faça um comentário