Operação revela esquema ilegal com mais de 500 caixas da bebida adulterada; associação denuncia aumento da falsificação no setor.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A Polícia Militar prendeu 14 pessoas em Sorocaba, entre quinta-feira (8) e segunda-feira (11), por falsificação de cervejas. Durante as buscas, foram encontradas 510 caixas da bebida alcóolica nos locais investigados. Os suspeitos confessaram que compravam bebidas mais baratas e substituíam os rótulos por marcas mais caras e conhecidas.
As denúncias foram feitas pela Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) e encaminhadas à polícia pela organização. Segundo a ABCF, as falsificações ocorriam em barracões sem higiene, onde também havia contaminação do produto. Desde janeiro de 2024, a associação denunciou 15 fábricas por falsificação de cervejas.
Os detidos, com idades entre 18 e 38 anos, foram levados ao 4º e 6º Distritos Policiais e estão à disposição da Justiça por crimes contra relações de consumo e organização criminosa, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
A ABCF atribui o aumento da falsificação e contrabando de bebidas à extinção do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) em 2016. Um estudo da associação revelou que a sonegação no setor de bebidas cresceu 292% entre 2016 e 2022.
Em comunicado, a ABCF defendeu a volta imediata da rastreabilidade no setor de bebidas para combater a sonegação, falsificação e contrabando, além de aumentar a arrecadação e promover uma competição mais justa para empresas que atuam dentro da legalidade.
Leia também:
Operação da Policia Federal apreende bens de luxo avaliados em mais de R$ 60 milhões
Justiça francesa autoriza cremação de brasileira vítima de crime em Paris
Tragédia aérea na Rússia: Queda de avião de carga militar deixa 15 a bordo e sem sobreviventes

Faça um comentário