
Aumento de Vistos EB-2 Reflete Preferência por Talentos Qualificados e Experientes no Mercado Americano.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Desde 2022, o Serviço de Imigração e Cidadania dos EUA (USCIS) registra um notável aumento no número de vistos concedidos a profissionais brasileiros com habilidades extraordinárias. Esse fenômeno delineia um novo perfil de imigração, caracterizado por indivíduos qualificados e bem-sucedidos em suas respectivas carreiras, que optam por buscar novas oportunidades nos Estados Unidos.
“Médicos, tatuadores, pilotos de avião, policiais civis, engenheiros e executivos de marketing estão entre os profissionais que decidem emigrar do Brasil em busca de crescimento profissional e qualidade de vida nos EUA”, destaca Bruno Lossio, advogado da Premium Global Mobility Partner.
O destaque desse aumento recai sobre os vistos EB-2 (Employment Based), cuja emissão cresceu mais de 800% desde 2017. Em 2023, foram emitidos impressionantes 1.988 vistos EB-2, em comparação com os modestos 212 vistos concedidos em 2017.
Segundo os advogados Bruno Lossio e Henrique Scliar, esse incremento é resultado de diversos fatores, incluindo o desenvolvimento profissional e a busca por uma vida mais segura e promissora. “Quando os brasileiros enxergam a possibilidade de uma vida com mais segurança e melhores perspectivas de crescimento nos EUA, investir na imigração se torna uma vantagem clara”, ressalta Bruno.
O visto EB-2, destinado a profissionais com formação acadêmica avançada e carreira consolidada nas áreas de negócios, ciências ou artes, é uma das principais opções para aqueles que desejam imigrar com base em suas habilidades profissionais. “Profissionais das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) recebem estímulos do governo americano, dado seu papel crucial no crescimento econômico do país”, explica Henrique.
Além disso, o visto EB-2 contempla empresários que buscam expandir seus negócios nos Estados Unidos, aproveitando um mercado favorável e estável, com legislação robusta e relações jurídicas sólidas.
Para ser elegível ao visto EB-2, os candidatos devem atender a requisitos específicos, como possuir diploma de grau avançado e cinco anos de experiência consecutiva na área de formação, ou demonstrar habilidades extraordinárias com pelo menos 10 anos de experiência profissional especializada.
Outra opção é o visto EB-1, ideal para pessoas com habilidades extraordinárias em suas áreas de atuação. “Não é necessário ser um ganhador de prêmio Nobel para ser elegível ao EB-1; profissionais destacados em suas áreas, como gerentes e executivos de multinacionais, também podem se qualificar”, esclarece Bruno.
Leia mais
Censura de Moraes viola a legislação brasileira, afirma Elon Musk
Polícia Civil prende suspeito de homicídio ligado ao Comando Vermelho em Santarém
Faça um comentário