
Foto ilustrativa.
Mudança de política marca retorno à obrigatoriedade de vistos para cidadãos desses países, revertendo decisão anterior do governo
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
A partir da próxima quarta-feira (10), o Brasil adotará uma nova política de entrada para turistas provenientes da Austrália, Canadá e Estados Unidos. Sob o Decreto nº 11.875/2024, esses visitantes serão obrigados a apresentar visto para ingressar no território brasileiro, uma medida que marca uma reversão da decisão anterior do governo brasileiro.
Em março de 2019, o então presidente Jair Bolsonaro havia dispensado a necessidade de visto para turistas norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses. No entanto, a exigência de visto retorna agora, alinhada com princípios de reciprocidade diplomática. Enquanto essa medida facilitava a entrada de estrangeiros no Brasil, ela contrastava com as políticas de visto em vigor nesses países, que continuavam a requerer vistos para cidadãos brasileiros.
A mudança implica que os turistas desses três países agora precisarão solicitar um visto eletrônico, conhecido como e-Visa, por meio da plataforma online. O processo, que tem um custo de emissão de US$ 80,90, oferece a conveniência de ser totalmente digital, eliminando a necessidade de visitas presenciais aos consulados brasileiros. O e-Visa permitirá múltiplas entradas e terá validade de dez anos para norte-americanos e cinco anos para canadenses e australianos.
Para evitar complicações durante as viagens, a Embratur tem divulgado ativamente a nova exigência de visto em parceria com operadores de turismo e companhias aéreas. Recomenda-se que os turistas solicitem o e-Visa com antecedência para evitar atrasos ou interrupções nas viagens.
As novas regras serão aplicadas para estadias de até 90 dias, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período, desde que não ultrapassem 180 dias a cada 12 meses. Em caso de dúvidas ou problemas com o processo de obtenção do e-Visa, os cidadãos desses países podem entrar em contato por e-mail para assistência.
Leia mais
Xuxa enfrenta derrota judicial e terá que pagar R$ 31 mil à deputada Carla Zambelli
Surto de gripe aviária preocupa Texas durante migração de aves aquáticas
Faça um comentário