Nesta quinta-feira (18), está marcada a primeira audiência de instrução de Danilo Sousa Cavalcante, acusado pelo assassinato de seu amigo Valter Júnior Moreira dos Reis, de 20 anos, em Figueirópolis, em 2017. A audiência, que ocorrerá no Fórum de Gurupi, contará com a participação de Danilo por videoconferência, pois ele está cumprindo pena perpétua nos Estados Unidos pelo assassinato de sua ex-namorada.
Danilo fugiu da prisão nos EUA após ser condenado pelo assassinato de Débora Evangelista Brandão, brasileira de 38 anos, em 2021. Ele conseguiu embarcar para os EUA pelo aeroporto de Brasília em janeiro de 2018, aproveitando-se de uma brecha no sistema de registros de mandados brasileiro. Desde então, o processo de extradição e cooperação entre as autoridades brasileiras e americanas tem sido complexo e demorado.
Danilo Cavalcante, brasileiro condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos por matar a ex-companheira, conseguiu fugir da prisão. Foto: Reprodução/Montagem.
A audiência contará apenas com testemunhas de acusação, pois a defesa de Danilo não indicou nomes. O julgamento é um desdobramento de uma série de crimes cometidos por Danilo, que também protagonizou uma caçada nos EUA após fugir da prisão.
Valter Júnior Moreira dos Reis passou a receber ameaças de Danilo Sousa Cavalcante poucos dias antes de ser morto. Testemunhas afirmaram que eles eram amigos e o motivo da desavença seria uma dívida relacionada a um conserto de carro. Uma semana após a morte de Valter, Danilo se tornou foragido no Brasil. Ele responde por homicídio duplamente qualificado.
Danilo Sousa (à esq.) e Valter Júnior (à dir.). Foto: Chester County Government.
Danilo é natural do Maranhão e mudou-se para o Tocantins, onde chegou a trabalhar como lavrador. A ex-companheira do foragido, Débora Brandão, também é do Maranhão e vivia regularmente nos EUA, onde eles se conheceram. Débora foi esfaqueada 38 vezes por Danilo na frente dos dois filhos em 2021, motivo pelo qual ele foi condenado à prisão perpétua.
Faça um comentário