Fenômeno astronômico: Eclipse solar total

Entenda o fenômeno e onde ele será visível

Por Carla Pereira/GNEWSUSA

O eclipse solar total é um dos eventos astronômicos mais fascinantes e será visível em 3 estados do México, 15 dos Estados Unidos e 4 do Canadá nesta segunda-feira (8). O fenômeno, em que a Lua cobre completamente o Sol, poderá ser observado por até 4 minutos e 28 segundos em alguns locais. Ele começará na costa do Oceano Pacífico, no México, a partir das 15h07, horário de Brasília, e terminará na costa Leste do Canadá, por volta das 16h46.

O fenômeno é classificado em três tipos:

Eclipse solar total: Visível apenas em uma pequena área da Terra. Para que ocorra um eclipse total, o Sol, a Lua e a Terra devem estar completamente alinhados.

Eclipse solar parcial: Acontece quando o Sol, a Lua e a Terra não estão exatamente alinhados. O Sol parece ter uma sombra escura numa pequena parte da sua superfície.

Eclipse solar anular: É quando a Lua está mais distante da Terra e parece menor. Por não bloquear toda a visão do Sol, a Lua fica parecendo um disco escuro na frente do astro.

Eclipse solar híbrido: Quando há mais de um tipo de eclipse solar no mesmo dia, é o mais raro tipo que existe.

Embora o fenômeno não seja visível no Brasil, ele poderá ser acompanhado através das redes sociais e canais oficiais da Nasa, a agência espacial norte-americana.

É importante ressaltar que a radiação solar é muito perigosa, mesmo durante um eclipse. Observar o fenômeno a olho nu pode causar danos irreversíveis à visão, como queimaduras na retina. Para observá-lo, é necessário usar uma proteção adequada, como óculos de proteção solar certificados ou uma projeção segura.

No Brasil, o próximo eclipse parcial está previsto para 02 de outubro de 2024, e será visível em grande parte do país, incluindo Mato Grosso do Sul e Sudeste (com exceção do Norte de Minas Gerais). Moradores da Bahia, Mato Grosso e Goiás também poderão ver o fenômeno. O próximo eclipse total ocorrerá no dia 12 de agosto de 2045.

Veja também 

Elon Musk desafiou Alexandre de Moraes e ameaçou reativar contas bloqueadas no X (antigo Twitter)

Falhas na apresentação de documentos levam ao cancelamento de mais de 200 mil casos de imigração, revela estudo

Mulher brutalmente assassinada pelo marido em Sumaré

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*