Entre leis restritivas e plebiscitos, a questão do aborto esquenta o cenário político da Flórida
Por Carla Pereira/GNEWSUSA
A Flórida emergiu como o novo epicentro da controvérsia sobre o direito ao aborto nos Estados Unidos, especialmente após a Suprema Corte Estadual emitir duas decisões significativas com implicações divergentes. Inicialmente, o tribunal reafirmou a capacidade do estado de proibir o aborto, sinalizando a entrada em vigor de uma lei que veta o procedimento a partir de seis semanas de gestação, a partir de 1° de maio. Essa medida, quase uma proibição total, limitará severamente o acesso ao aborto no Sul dos EUA, uma região onde a Flórida era considerada um refúgio para aqueles que desejam realizar o procedimento.
Por outro lado, a corte também aprovou a realização de um plebiscito durante as eleições presidenciais de novembro, que pode potencialmente reverter essa proibição. As decisões judiciais colocaram a Flórida sob os holofotes, marcando uma das batalhas mais tensas pelo direito ao aborto desde a revogação da decisão histórica Roe x Wade pela Suprema Corte dos EUA, em junho de 2022.
A proibição a partir de seis semanas afetará um grande número de mulheres, com mais de 84 mil abortos realizados na Flórida no ano passado, um aumento atribuído em parte a pacientes de outros estados. A lei inclui exceções para casos de estupro, incesto, anomalias e quando a vida da mãe está em risco, mas ativistas pró-escolha alertam que a proibição rigorosa pode colocar em risco a saúde das mulheres. A lei exige que as pacientes tenham duas consultas médicas presenciais com um intervalo de 24 horas entre elas, o que é particularmente restritivo, já que muitas mulheres podem não saber que estão grávidas com seis semanas.
Além das implicações de saúde, a nova legislação tem consequências políticas significativas. O plebiscito de novembro oferece aos democratas a chance de destacar uma questão onde têm vantagem eleitoral comprovada. Desde a revogação de Roe x Wade, os ativistas pelo direito ao aborto venceram todas as sete consultas populares relacionadas ao aborto, inclusive em áreas lideradas por republicanos.
Veja também
TRE suspende novamente julgamento de Sérgio Moro: Placar atual de 3 a favor e 1 contra cassação
Passageiros em fuga de surto de cólera enfrentam desastre no mar
Faça um comentário