Casos confirmados surgem em meio a um surto de sarampo e levantam preocupações sobre a saúde dos migrantes na cidade.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Autoridades de saúde em Chicago confirmaram a detecção de um “pequeno número” de casos de tuberculose (TB) em diversos abrigos de migrantes na cidade. Essa descoberta ocorreu após um recente surto de sarampo entre os migrantes que residem nos abrigos da região.
O Departamento de Saúde Pública de Chicago (CDPH) informou que os casos de TB foram identificados em “alguns abrigos diferentes” na cidade, embora as autoridades não tenham divulgado o número exato de casos confirmados e os locais específicos dos abrigos.
A tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa que afeta principalmente os pulmões. Esses casos confirmados surgem em meio a mais de 55 casos de sarampo já confirmados em Chicago, com a maioria concentrada no abrigo para migrantes em Pilsen. O CDPH está ciente dos casos de TB entre os recém-chegados em diversos abrigos da cidade.
De acordo com o órgão de saúde, entre 10 a 20% dos residentes da América Central e do Sul têm uma infecção latente por TB, que geralmente não apresenta sintomas e não é transmissível, mas resulta em um teste positivo para TB. A tuberculose é tratável com antibióticos e não é altamente contagiosa, exigindo um contato próximo prolongado para se espalhar. O CDPH ressaltou que a TB não é uma doença nova ou rara em Chicago, com uma média anual de 100-150 casos entre os residentes locais.
Raymond Lopez, vereador de Chicago, destacou que esse surto poderia ter sido evitado se os migrantes seguissem as mesmas regras de vacinação dos cidadãos americanos. Embora a vacina contra a TB, conhecida como BCG, não seja amplamente utilizada nos EUA, o CDC observa que ela é aplicada em países onde a doença é comum. No entanto, a vacina não oferece proteção completa contra a tuberculose.
O Dr. Aniruddha Hazra, professor associado de medicina da Universidade de Chicago, enfatizou a relevância de uma vacina eficaz contra a tuberculose e ressaltou que surtos como esses costumam ocorrer em locais com alta densidade populacional.
Leia também:
Mudança na lei beneficia brasileiros com cidadania portuguesa
Estudo revela grave contaminação por mercúrio entre indígenas Yanomami em Roraima

Faça um comentário