Mais de cem pessoas ficam feridas e milhões são afetados por alertas de tempestade nos Estados Unidos.
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA
Os tornados que atingiram Oklahoma neste fim de semana resultaram em uma tragédia, deixando quatro pessoas mortas, incluindo um bebê de apenas quatro meses de idade. Além disso, mais de cem pessoas ficaram feridas devido à violência dos fenômenos climáticos.
No último domingo (28), mais de 7 milhões de norte-americanos encontram-se sob alertas de tempestade, após mais de duas dúzias de tornados devastarem a região durante a noite de sábado (27), conforme relatado pelo jornal local.

Os alertas meteorológicos emitidos pelo Serviço Meteorológico Nacional cobrem não apenas Oklahoma, mas também uma vasta extensão do leste do Texas até Illinois e Wisconsin, abrangendo mais de 47 milhões de pessoas. Ventos fortes, chuvas intensas e queda de granizo estão entre os perigos previstos.
A previsão indica que o tempo instável persistirá em toda a região central do país até segunda-feira (29), aumentando a preocupação das autoridades e dos moradores locais.
Diante da gravidade da situação, o governador de Oklahoma, Kevin Stitt, declarou “estado de emergência” e disponibilizou recursos adicionais para os socorristas e as operações de recuperação. Stitt expressou sua intenção de visitar as áreas afetadas pela tempestade ainda neste domingo, conforme anunciado em um vídeo publicado nas redes sociais.

Os relatórios do Serviço Meteorológico Nacional destacam que a pior das tempestades atingiu o centro de Oklahoma durante o sábado (27), até a manhã de domingo (28), estendendo-se pelo noroeste do Texas e pelo oeste do Missouri e do Kansas. Dallas e Austin, no Texas, Oklahoma City e Tulsa em Oklahoma, Wichita e Topeka, no Kansas, e a área metropolitana de Kansas City podem registrar novos tornados à medida que as tempestades avançam.
Os danos foram significativos, com o Departamento de Gerenciamento de Emergências de Oklahoma relatando três mortes, mais de 30 feridos e dezenas de residências destruídas ou danificadas. A quarta morte foi confirmada pelo governador Stitt durante uma coletiva de imprensa.
Ainda é cedo para avaliar totalmente a extensão da destruição, com relatos de árvores derrubadas, linhas de energia inutilizadas e estradas bloqueadas por destroços. Na última sexta-feira (26), múltiplos tornados também causaram danos em Nebrasca e Iowa, agravando ainda mais a situação na região.
Leia Também:
Tragédia no Quênia: Rompimento de barragem deixa ao menos 45 mortos em meio a chuvas torrenciais
Arthur Lira propõe restrições a ações no STF e critica: “Temos um câncer no Brasil”
_____________

Faça um comentário