Um terremoto de magnitude 4,8 atinge Nova Jersey e afeta edifícios em outros estados vizinhos

Reprodução: Internet
Foi o terceiro maior no nordeste dos EUA nos últimos 50 anos.
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA

 

Na manhã de sexta-feira (5/4), um terremoto de 4,8 de magnitude atingiu Nova Jersey e foi sentido nas áreas vizinhas, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.

O incidente ocorreu perto do Líbano, Nova Jersey, às 10h23, cerca de 72 quilômetros a oeste da cidade de Nova York e 80 quilômetros ao norte da Filadélfia, de acordo com o USGS. Uma estimativa indica que o terremoto pode ter sido sentido por mais de 42 milhões de pessoas. O tremor também foi sentido nas cidades de Filadélfia e Boston.

O terremoto foi leve e logo abaixo da superfície, a 5 km de profundidade, o que torna o tremor mais fácil de ser sentido. Segundo informações do Serviço Geológico dos EUA, esse é o terceiro terremoto registrado na área nos últimos 50 anos. O maior terremoto, de magnitude 5,3, ocorreu em Au Sable Forks, Nova York, em 2002.

“Nossa região acaba de sofrer um terremoto com magnitude preliminar de 4,7, com epicentro perto de Readington, no condado de Hunterdon”, disse o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, em um comunicado. “Ativamos nosso Centro Estadual de Operações de Emergência. Por favor, não ligue para o 911, a menos que tenha uma emergência real.”

Um tremor secundário de magnitude 2,0 foi registrado cerca de oito quilômetros a oeste de Bedminster, NJ, às 11h20, disseram autoridades do USGS.

Mapa do epicentro do terremoto em Nova Jersey
Mapa do epicentro do terremoto em Nova Jersey Foto/Reprodução

“Um terremoto de magnitude 4,8 atingiu Nova Jersey e foi sentido em partes da Pensilvânia”, disse o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro. “Minha equipe e @PEMAHQ estão monitorando ativamente a situação e em contato com os condados sobre qualquer dano. Manteremos os habitantes da Pensilvânia atualizados.”

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, emitiu uma declaração semelhante e disse que sua equipe “atualizará o público ao longo do dia”. Em entrevista coletiva, Hochul disse que sentiu o terremoto na capital do estado, Albany.

“Este é um dos maiores terremotos na Costa Leste que ocorreu no século passado. Então, orientei imediatamente minha equipe de gerenciamento de emergência, assim que recebemos a notícia, para começar a fazer avaliações de danos”, disse Hochul.

Várias pessoas nas redes sociais comentaram que sentiram a terra tremer em Manhattan e arredores. Alguns relataram sentir tremores em Connecticut, Rhode Island e no extremo norte de Vermont e New Hampshire.

A brasileira Elaine Vieira, de 60 anos, vive com a família no Brooklyn, bairro onde ocorreram relatos mais intensos do fenômeno. Ela conta que sentiu o terremoto por volta das 10h45 e que passou por momentos de pavor durante o terremoto.

“É uma experiência muito horrível. A sensação que a gente tem é que a casa vai cair em cima da gente. Eu segurei na parede, senti a parede tremer, o chão tremendo. Estamos recebendo alertas de emergência e fui para o porão da casa”, declara Elaine.

Elaine Vieira mora em Nova York e disse ter ficado apavorada por causa do terremoto — Foto: Montagem/g1
Elaine Vieira, uma das vítimas do terremoto. Foto/Reprodução: G1

O Corpo de Bombeiros de Nova York disse que não houve relatos iniciais de danos. Os serviços de emergência da cidade de Nova York enviaram um alerta por telefone celular aos residentes na manhã de sexta-feira (5/4).

Os voos nos aeroportos internacionais de Newark e John F. Kennedy foram temporariamente interrompidos e agora foram retomados. O túnel Holland que liga Nova York e Nova Jersey foi temporariamente fechado para inspeção e reaberto, disseram as autoridades.

“Encorajo todos os nova-iorquinos a verificarem como estão seus entes queridos e, se sentirem um tremor secundário, caiam no chão, cubram a cabeça e o pescoço e se protejam sob uma peça sólida de mobília, próximo a uma parede interna ou em um porta”, disse o prefeito Adams em um comunicado.

“Até agora, não foram relatados problemas importantes de segurança da vida, nem problemas de infraestrutura relatados, mas continuaremos nossas inspeções de infraestruturas críticas”.

Em entrevista coletiva, o prefeito encorajou os nova-iorquinos a voltarem ao seu dia normalmente. As operações escolares e os programas pós-escola continuarão conforme planejado, disseram as autoridades.

O comissário de edifícios de Nova Iorque, Jimmy Otto, pediu aos profissionais da construção que verificassem os 1,1 milhões de edifícios da cidade e determinassem se esses locais são seguros, reportando quaisquer condições “problemáticas” ao seu departamento.

O terremoto dessa sexta-feira (5/4) foi o mais forte a atingir Nova Jersey em mais de um século, de acordo com Josh Dozor, ex-vice-administrador assistente da FEMA.

“Os terremotos são relativamente raros na Costa Leste em comparação com regiões como a Costa Oeste devido a vários fatores geológicos”, disse Dozor à uma emissora local. Ele explicou que a Costa Leste está situada no meio de uma placa tectônica, ao contrário da Costa Oeste, que fica em uma fronteira tectônica e onde os terremotos são mais comuns.

“Embora os terremotos sejam incomuns nesta região, é imperativo que os indivíduos e as empresas estejam preparados, pois esses desastres naturais podem ocorrer a qualquer momento. Se sentir um terremoto, você deve deitar, cobrir-se, segurar-se e manter-se afastado. de qualquer mobília pesada.”

 

 

Leia Também: 

EUA reiteram apoio firme a Israel, mas estão cada vez mais frustrados com Netanyahu

Tragédia na Bolívia: Acidente de ônibus deixa ao menos 14 vítimas fatais

Influenciador venezuelano é preso nos EUA por incentivar imigração ilegal

__________

Sobre Camila Fernandes / CEO-Brasil 615 Artigos
Jornalista, ela traz consigo uma rica bagagem de experiência e conhecimento no campo da comunicação. Sua dedicação à profissão a consolidou como uma profissional de destaque, cuja paixão pela verdade e pela narrativa precisa a define. Além de suas realizações no jornalismo, Camila também é a CEO da agência de marketing Authentic Media. Seu papel como líder empresarial destaca-se pela capacidade de combinar visão estratégica e criatividade, impulsionando sua agência para o sucesso. Formada em marketing Digital, atualmente Graduanda em Publicidade e Propaganda, ela continua a se aprimorar academicamente, mantendo-se atualizada com as últimas tendências e inovações no mundo da comunicação e do marketing. E desde 2023 faz parte do time de jornalistas do Gnewsusa. Adicionalmente, é importante ressaltar que Camila Fernandes desempenha o papel de CEO-Brasil no Jornal GnewsUSA, reforçando sua presença e influência no cenário da comunicação e do jornalismo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*