
Youtuber é detido após vídeo sugerir ataque a edifício bancário
Por Ana Raquel | GNEWSUSA
O youtuber venezuelano Oscar Alejandro Pérez, de 37 anos, foi preso no domingo (31) no Aeroporto Internacional de Maiquetía por gravar um vídeo que incitava ações criminosas contra o sistema bancário do país. O Ministério Público venezuelano confirmou nesta segunda-feira (1) que solicitou medidas cautelares contra Pérez, que foi posteriormente libertado após uma audiência no 2º Tribunal de Controle da Área Metropolitana de Caracas.
No vídeo compartilhado nas redes sociais, Pérez indicava um edifício onde estariam localizados os sistemas operacionais dos cartões de crédito e débito da Venezuela, sugerindo que um ataque com explosivos poderia derrubar o sistema bancário nacional. O youtuber, que também é jornalista, terá que estar à disposição do Ministério Público e do Tribunal para prestar esclarecimentos sobre suas declarações.
Em um comunicado publicado por seus familiares, Pérez agradeceu o apoio dos amigos e seguidores e prometeu contar sua versão dos fatos em breve através de seu canal no Youtube. O procurador geral do Ministério Público venezuelano, Tarek William Saab, afirmou que Pérez foi detido por incitar ações violentas contra um edifício financeiro em Caracas, e que as investigações continuarão para apurar o caso.
No momento da prisão, Pérez estava acompanhado de sua família e foi levado para a sede do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminais (Cicpc) em Caracas. Seu equipamento de gravação foi entregue aos seus acompanhantes no aeroporto, de acordo com informações do Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa da Venezuela.
Leia mais
Empresário envolvido em acidente fatal nega ter bebido no dia do incidente
Terremoto abala norte do Japão: Alerta de tsunami descartado
Cidadão americano preso na República Dominicana por assassinato de três mulheres em Honduras
Faça um comentário