Ahmed Hasan e Malak Treki, Vítimas do “Golpe da Mala” em Guarulhos, São Paulo, Estão Livres para Retornar à Líbia
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
O casal líbio-brasileiro Ahmed Hasan e Malak Treki, vítimas do “golpe da mala” no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi inocentado do crime de tráfico internacional de drogas na Turquia. A decisão judicial, proferida nesta terça-feira 21 de maio de 2024, encerrou o processo e permitiu que o casal, que morava na Líbia, retornasse ao país dentro de uma semana.
Ahmed e Malak ficaram presos por 141 dias e estavam aguardando a audiência em liberdade desde 18 de abril de 2023. A advogada do casal, Luna Provázio, confirmou a inocência deles e afirmou que não há inquérito policial ou processo contra eles no Brasil, segundo a Polícia Federal.
O caso começou em outubro de 2022, quando o casal teve as etiquetas das suas malas trocadas por quadrilhas no aeroporto de Guarulhos, resultando em bagagens com 43 kg de cocaína enviadas para a Turquia. A Justiça turca justificou a prisão devido ao fato de serem estrangeiros e pelo risco de fuga. No entanto, provas e imagens mostraram que as etiquetas com os nomes do casal foram colocadas em outras malas dias após a sua viagem.

A concessionária do aeroporto de Guarulhos afirmou que as companhias aéreas são responsáveis pelo manuseio das bagagens. A Turkish Airlines e a Embaixada da Turquia no Brasil não forneceram mais detalhes sobre o incidente. Investigadores destacaram a movimentação suspeita de um ônibus de transporte de passageiros, mas não encontraram imagens do momento do embarque da droga no avião.
A família de Ahmed e Malak sofreu emocionalmente durante esse período, mas agora, com a sentença favorável, eles esperam retomar suas vidas na Líbia.
Leia mais
Polícia Federal e GAECO deflagram operação fogo amigo para combater venda ilegal de armas e munições
Bolsonaro lança ampla campanha de arrecadação para ajudar o RS
Polícia Federal e GAECO deflagram operação fogo amigo para combater venda ilegal de armas e munições

Faça um comentário