
Tragédia atinge a Mina Myslowice-Wesola, no sul do país, enquanto equipes de resgate buscam sobrevivente em área de alto risco.
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA
Na última segunda-feira (13), um terrível desabamento na mina de carvão Myslowice-Wesola, localizada no sul da Polônia, resultou na morte de dois mineiros e deixou outro desaparecido, em meio a uma equipe de 15 trabalhadores que estavam na área no momento do incidente, informaram as autoridades na terça-feira.
O desmoronamento ocorreu por volta das 3h30 am, a uma profundidade de aproximadamente 850 metros, em uma região onde 15 mineiros estavam em atividade, relatou Rajmund Horst, vice-chefe da empresa responsável pela administração da mina.
Horst confirmou que dois dos mineiros, resgatados pelas equipes de socorro e trazidos à superfície, foram declarados mortos, enquanto um terceiro estava sendo encaminhado ao hospital para atendimento médico. Onze outros mineiros foram resgatados com ferimentos diversos e levados à superfície, sendo que nove permanecem hospitalizados.

As equipes de resgate continuam em busca de um mineiro desaparecido, porém até o momento não conseguiram estabelecer contato com ele. Seis equipes de resgate estão mobilizadas na área para intensificar os esforços de localização.
O local do acidente fica próximo à face do carvão, uma área especialmente vulnerável a desmoronamentos e explosões de gás metano, comum ser encontrado nas rochas das minas de carvão polonesas.
Este é o segundo desabamento ocorrido na Mina Myslowice-Wesola somente este ano, seguindo o ocorrido em 17 de abril, que resultou na morte de um mineiro. Além disso, dois trabalhadores de outras minas de carvão na Polônia perderam a vida em acidentes separados neste ano, enquanto em 2023, um total de 15 mineiros perderam a vida em acidentes de trabalho.
Leia Também:
Ataque a furgão penitenciário na França resulta em mortes de agentes e fuga de detento
Tragédia em Canoas: Mãe confirma falecimento da bebê Agnes após barco virar durante enxurrada
_________
Faça um comentário