
Mercado reage positivamente a sinais de arrefecimento da inflação nos EUA, alimentando esperanças de cortes nas taxas de juros.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O Dow Jones Industrial Average ultrapassou a marca histórica de 40.000 pontos nesta quinta-feira (16/5), impulsionado por um relatório de inflação positivo e esperanças de cortes nas taxas de juros nos EUA. O índice blue-chip subiu cerca de 114 pontos, ou 0,3%, e foi negociado em torno de 40.022 no meio da manhã.
Os mercados norte-americanos atingiram novos recordes na ultima quarta-feira (15/5), após o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) mostrar um arrefecimento, alimentando a expectativa de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve já em setembro.
O relatório mensal de inflação indicou um aumento de 0,3%, mais lento do que nos meses anteriores, de acordo com a Secretaria de Estatísticas do Trabalho. Os economistas esperavam um aumento de 0,4%.
Outro dado positivo foi a fraqueza nas vendas no atacado em abril, sugerindo que os consumidores estão reduzindo os gastos. Este é o primeiro bom relatório do CPI em quatro meses e está sendo bem recebido pelo mercado.
O novo recorde do Dow reflete a confiança dos investidores na economia dos EUA, apesar das preocupações dos consumidores com a inflação e o crescimento econômico. A marca dos 40.000 pontos, embora simbólica, destaca a resiliência da economia e pode impulsionar o sentimento otimista não apenas em Wall Street, mas também em Main Street.
Leia também:
Disputa no tribunal de apelações dos EUA sobre barreira no Rio Grande para imigrantes
China responde às tarifas dos EUA com determinação, prometendo proteger seus interesses
Faça um comentário