
As antenas de internet por satélite chegam ao estado para ajudar na comunicação em áreas afetadas por desastres naturais.
Por Carla Pereira |GNEWSUSA
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou no último domingo (12) a chegada de mil terminais da Starlink, empresa de Elon Musk, destinados a fornecer conexão à internet sem fibra óptica. Essa doação crucial surge em resposta à grave escassez de internet em várias regiões do estado, causada pela recente catástrofe climática.
Os equipamentos chegaram à base aérea de Canoas na noite do último sábado (11) e serão implantados em pontos estratégicos da Defesa Civil, da Segurança Pública, unidades de saúde, escolas e serviços públicos essenciais durante o período de calamidade.
A iniciativa surgiu após um pedido feito por Fábio Faria, ex-ministro das Comunicações do governo Bolsonaro, diretamente a Elon Musk. Utilizando um vídeo da modelo Gisele Bündchen, que nasceu no estado, Faria buscou sensibilizar o mundo para a situação. Musk anunciou que o acesso à internet será gratuito “até que a região se recupere”.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), expressou sua gratidão ao empresário pelas doações via Twitter: “Muito obrigado, Elon Musk, pela doação de 1000 antenas de internet via satélite Starlink. Como os equipamentos virão com os serviços de dados incluídos durante todo o período de calamidade, serão de extrema utilidade neste período de reconstrução do nosso estado!”
Veja também
Após tornado e chuvas, Rio Grande do Sul registra tremores de terra
Chuvas intensas no Rio Grande do Sul provocam alerta de novas inundações
Solidariedade Internacional: EUA e nações aliadas oferecem auxílio ao Rio Grande do Sul
Faça um comentário