
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Equipes de resgate no Rio Grande do Sul localizaram 49 pessoas desaparecidas após as enchentes no estado, utilizando a geolocalização dos celulares. O Laboratório de Operações Cibernéticas (CiberLab) do Ministério da Justiça coordena a ação, em parceria com a Polícia Civil gaúcha e o apoio tecnológico das polícias civis do Pará, Pernambuco e Sergipe.
A geolocalização é obtida com base no último aplicativo utilizado pela pessoa desaparecida, seja de mensagem ou rede social. Do total de resgatados até a noite de quarta-feira (15/5), 47 estavam vivos e duas haviam falecido. A tecnologia permite que as informações sejam repassadas rapidamente às equipes de resgate, facilitando os resgates.
O CiberLab/Diopi está em contato com provedores de aplicativos para análise da geolocalização por meio de pedidos emergenciais, obtendo a última localização conhecida da pessoa desaparecida.
A Defesa Civil do estado informou que 76.620 pessoas já foram resgatadas desde o início da operação, mas ainda há 104 desaparecidos e 151 mortes confirmadas.
Leia também:
Dow Jones atinge marca histórica de 40.000 pontos
Disputa no tribunal de apelações dos EUA sobre barreira no Rio Grande para imigrantes
China responde às tarifas dos EUA com determinação, prometendo proteger seus interesses
Faça um comentário