Nova Lei na Geórgia obriga Polícia a notificar imigração sobre suspeitos indocumentados

Foto: Reprodução.
Medida assinada pelo governador gera controvérsia e protestos, enquanto defensores dos imigrantes alertam sobre impacto negativo nas comunidades e na colaboração com a polícia.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

Em uma medida controversa, o governador da Geórgia assinou na ultima quarta-feira(15/5)  uma nova lei que exige que a polícia informe e entregue às autoridades de imigração qualquer pessoa suspeita de estar no país sem permissão.

A lei, conhecida como HB 1105, foi aprovada pela Legislatura da Geórgia em março. Ela determina que as prisões mantenham sob custódia qualquer indivíduo suspeito de estar ilegalmente no país e o entreguem ao Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês).

A medida também pune os policiais que não notificarem o ICE sobre um estrangeiro sob custódia que se acredita ser indocumentado. A lei ganhou impulso após o trágico assassinato da estudante de enfermagem Laken Riley no campus da Universidade da Geórgia, em Atenas.

José Antonio Ibarra, um venezuelano preso como suspeito do assassinato de Riley, entrou no país em 2022 como parte de uma onda de migrantes em busca de asilo. O caso gerou um debate nacional sobre imigração, com o governador Kemp e os republicanos nos Comitês Judiciários do Congresso dos EUA exigindo relatórios sobre o status de imigração de Ibarra e os motivos de sua liberação.

A assinatura da lei provocou indignação entre defensores dos imigrantes, que argumentam que a medida alimentará o medo e a desconfiança dentro das comunidades imigrantes, dificultando sua capacidade de colaborar com a polícia e denunciar crimes.

A Aliança Latino-Americana de Direitos Humanos da Geórgia organizou uma manifestação em frente ao Capitólio da Geórgia para protestar contra a nova lei. Paralelamente, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou, em março, um projeto de lei chamado Lei Laken Riley, que exige que o ICE detenha e deporte imigrantes que cometeram crimes menores.

O governador Kemp defendeu a nova lei, afirmando: “Se você entrar em nosso país ilegalmente e continuar a cometer crimes em nossas comunidades, não permitiremos que seus crimes fiquem sem resposta.”

Enquanto o debate sobre imigração continua a esquentar na Geórgia, resta saber como essa nova lei afetará as comunidades imigrantes e os esforços de aplicação da lei no estado.

Leia também: 

Policial de Washington, DC, é baleado a caminho do trabalho; duas pessoas foram detidas

Acidente fatal com trem da Amtrak no norte do estado de Nova York deixa três mortos, incluindo uma criança

Reabertura do aeroporto internacional do Haiti após três meses de fechamento devido à violência de gangues

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*