
Ações integradas visam dar segurança e apoio logístico para resgate de desabrigados na região
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
A Polícia Federal está intensificando suas ações para resgatar vítimas no Rio Grande do Sul, em uma operação integrada com órgãos públicos e a sociedade civil, denominada Operação Esperança. Com uma presença ostensiva para coibir furtos e garantir a segurança da rede de voluntários envolvidos nos salvamentos, a PF está desempenhando um papel crucial na região.
As principais ações da operação ocorrem nas bases Pontal, localizadas na zona sul de Porto Alegre, de onde partem as embarcações para o resgate de desabrigados em Eldorado do Sul, a partir da BR-290. A tomada de decisão e o apoio logístico às equipes são coordenados a partir da Sala de Crise, instalada na Superintendência Regional da Polícia Federal.
Além disso, policiais federais estão monitorando e patrulhando o entorno do Aeroporto Internacional do Salgado Filho, após receberem informações sobre possíveis ações criminosas na região.
Para executar essas ações, a Polícia Federal mobilizou não apenas policiais federais do efetivo do Rio Grande do Sul, mas também agentes do Grupo de Pronta Intervenção (GPI/RS), do Núcleo de Polícia Marítima (NEPOM) de Santa Catarina e do Paraná, do Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal (CAOP) e do Comando de Operações Táticas (COT) da PF em Brasília, que chegaram hoje em um voo da Força Aérea Brasileira.

A Operação Esperança conta com 350 servidores policiais e administrativos, 12 embarcações e três motoaquáticas. Até o momento, a PF estima ter resgatado mais de 700 pessoas desabrigadas e 200 animais nas regiões de Porto Alegre, Canoas e Eldorado do Sul.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Polícia Federal em auxiliar a população em momentos de crise, garantindo a segurança e o bem-estar das comunidades afetadas por desastres naturais.
Leia mais
Turistas ficam presos em montanha na China devido a congestionamento inesperado
Polícia Federal prende suspeito de acesso ilegal a sistemas governamentais no Ceará
Polícia Federal realiza maior apreensão de cocaína da história do Amazonas na operação tríplice
Faça um comentário