Acordo de Cooperação Técnica fortalece ação conjunta no combate ao crime cibernético
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
Brasília, 14 de maio de 2024 – Nesta terça-feira, a Polícia Federal e a Associação Brasileira de Internet (ABRANET) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o intuito de intensificar a colaboração no combate a fraudes e crimes financeiros no ambiente digital. A cerimônia de assinatura ocorreu na sede da Polícia Federal, na capital federal.
O objetivo primordial dessa iniciativa é avançar na cooperação para enfrentamento de golpes e fraudes no ambiente cibernético, com foco especial nas contas mantidas por instituições financeiras e de pagamento associadas à ABRANET. Além disso, o acordo prevê a participação ativa da entidade na rede nacional de investigação desses crimes, promovendo a troca de informações e o apoio mútuo entre as partes envolvidas.
Os principais pontos do acordo incluem o apoio, adesão e integração das instituições em uma plataforma hospedada na infraestrutura da Polícia Federal. Essa plataforma possibilitará a troca de dados com as polícias civis de cada estado, visando a realização de investigações mais detalhadas com base nas informações encaminhadas pelas instituições financeiras e de pagamento.
Além disso, a cooperação entre a Polícia Federal e a ABRANET visa promover projetos e ações de interesse comum no combate às fraudes financeiras eletrônicas ou digitais, bem como a criação de uma rede nacional de investigação e combate a fraudes.

Na cerimônia de assinatura estiveram presentes diversas autoridades e representantes das instituições envolvidas, incluindo o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e a Presidente da ABRANET, Carol Elizabeth Conway, entre outros.
A ABRANET, fundada em 1996, representa empresas pioneiras e inovadoras em serviços nativos da Internet, contando com mais de 400 associadas em todo o país. Sua atuação tem sido fundamental como fonte técnica do setor junto ao Poder Público, sociedade civil e mercado, em questões relacionadas à proteção de dados, inovação e democratização do acesso a produtos e serviços digitais.
Essa parceria entre a Polícia Federal e a ABRANET demonstra o compromisso das instituições em enfrentar os desafios do ambiente digital e garantir a segurança e integridade das transações financeiras online.
Leia mais
Comissão de Segurança Pública aprova PL para recursos em política de redução de danos
Polícia Federal e TOR apreendem 420 kg de cocaína em operação conjunta em São Paulo
Filho suspeito de matar a própria mãe e duas irmãs no massacre do Dia das Mães é morto a tiros

Faça um comentário