Polícia Federal investiga crimes eleitorais e desvio de recursos públicos em Bagé/RS

Operação Coactum II: PF investiga crimes eleitorais e desvio de recursos em Bagé/RS.
Operação Coactum II cumpre mandados expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Por Ana Raquel |GNEWSUSA

Nesta quinta-feira (2/5), a Polícia Federal deflagrou a Operação Coactum II em Bagé/RS, com o objetivo de investigar crimes eleitorais, desvio de recursos públicos e organização criminosa. A ação foi desencadeada após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e marca mais um avanço no combate à corrupção e irregularidades na administração pública.

Durante a operação, os policiais federais realizaram cinco mandados de busca e apreensão na cidade de Bagé, além de três mandados de busca pessoal. Os alvos foram identificados a partir das investigações da primeira fase da Operação Coactum, realizada no ano passado. Entre os itens apreendidos estão aparelhos celulares, documentos, cerca de 50 mil reais em moeda nacional e estrangeira, medicamentos introduzidos irregularmente no país e seringas supostamente desviadas da Prefeitura Municipal.

As investigações apontam para a prática de diversos crimes, incluindo a inserção de declaração falsa em prestação de contas eleitorais, conhecido como “Caixa Dois Eleitoral”, peculato e formação de organização criminosa. Um dos esquemas descobertos envolve o chamado “rachadinha”, no qual agentes públicos exigiam parte do salário de servidores municipais comissionados ou com função gratificada, sob ameaça de exoneração. Os valores arrecadados ilegalmente eram direcionados para financiar campanhas eleitorais.

A Polícia Federal ressalta que as investigações indicam que essa prática ocorre desde 2017 e que, mesmo após a deflagração da primeira fase da Operação Coactum, os investigados continuaram com o esquema de recolhimento de contribuições forçadas. A operação demonstra o compromisso das autoridades em combater a corrupção e assegurar a integridade do processo eleitoral e da gestão pública, além de reforçar a importância da cooperação entre os órgãos de segurança e o Poder Judiciário na defesa da ordem e da legalidade.

Leia mais

Rompimento de barragem no Rio Grande do Sul ameaça cidades e gera ordem de busca por abrigos

PF realiza apreensão de grande quantidade de haxixe em passageiro no Aeroporto de Confins/MG

Identificada a quinta vítima da queda da Ponte em Baltimore

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*