Com 72% de votos a favor, empresa se prepara para enfrentar contestação judicial em Delaware.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A Tesla obteve forte apoio na ultima quinta-feira (13/6) para o pacote salarial de US$ 56 bilhões de Elon Musk, e usará esse respaldo para tentar reverter a invalidação do acordo de 2018 por um juiz de Delaware, informou a presidente do conselho da empresa na sexta-feira (14/6).
Após um longo processo, quase três quartos dos acionistas – excluindo Musk e seu irmão – votaram a favor do maior pacote de remuneração corporativa da história, superando a oposição de investidores institucionais e empresas de consultoria. O resultado foi semelhante ao da votação de 2018, invalidada em janeiro pela juíza Kathaleen McCormick, de Delaware. A disputa legal em torno da validação da votação de quinta-feira poderá começar na sexta-feira, uma vez que a aprovação não resolve o litígio.
“A votação decisiva confirma o compromisso da empresa com o acordo de 2018”, disse Robyn Denholm, presidente do conselho da Tesla, em carta aos acionistas. “Pretendemos levar o assunto de volta ao tribunal de Delaware para garantir que suas vozes como proprietários de nossa empresa sejam ouvidas.”
Em janeiro, McCormick classificou o pacote como uma “soma insondável”, concedida por um conselho com laços pessoais e financeiros estreitos com Musk. A Vanguard, maior acionista da Tesla depois de Musk, votou a favor desta vez, após inicialmente desaprovar o acordo em 2018.
Os investidores esperam que a vitória leve Musk a focar mais na Tesla, cujas ações caíram à medida que as vendas de veículos elétricos desaceleraram e Musk adquiriu o Twitter, agora renomeado X. As ações da Tesla caíram quase 2% nas negociações de sexta-feira.
A Tesla listou vários limites de votação para aprovar o pacote salarial de Musk. Pelo padrão mais rigoroso, que excluiu os votos das ações detidas por Musk e seu irmão Kimbal Musk, recebeu 72% dos votos expressos, em comparação com 73% em 2018 sob o mesmo critério. Sob uma medida mais flexível de todos os votos expressos, recebeu 77% de apoio, de acordo com o documento da Tesla.
O Caso Jurídico
Especialistas jurídicos estão divididos sobre a influência da votação no processo, que pode se estender por meses. Alguns sugerem que os argumentos originais de que os acionistas da Tesla não estavam plenamente cientes da rapidez com que Musk alcançaria os objetivos de 2018 já não são relevantes.
“Agora que os acionistas votaram a favor pela segunda vez, com todos os fatos expostos, o cerne do argumento do juiz se torna inválido”, disse Natela Shenon, sócia da Grant Shenon em Los Angeles, na noite de quinta-feira.
O documento não dividiu a votação por tipo de investidor, mas destacou o apoio significativo que Musk tem dos investidores de varejo, muitos dos quais são fãs fervorosos do bilionário.
“Temos uma base de acionistas incrível. É simplesmente incrível”, disse Musk em uma reunião de acionistas na quinta-feira.
Alguns grandes investidores argumentam que o pacote prejudica os acionistas existentes e que o conselho ainda carece de independência.
“Em vez de continuar a defendê-lo em tribunal, o conselho deveria contratar um consultor de remuneração e renegociar o plano de incentivos de Musk para que seja apropriado e não diluidor para os acionistas”, disse o controlador da cidade de Nova Iorque, Brad Lander, que supervisiona os fundos de aposentadoria da cidade.
Musk, que também possui a startup de IA xAI, disse anteriormente que prefere construir produtos de inteligência artificial e robótica fora da Tesla se não conseguir obter 25% de poder de voto, o que exigiria compensação em ações.
A proposta de reincorporação da Tesla no Texas de Delaware recebeu cerca de 84% dos votos, excluindo os dos membros do conselho Elon e Kimbal Musk. Os diretores da Tesla, James Murdoch e Kimbal Musk, foram reeleitos com o apoio de 69% e 79% dos votos expressos, respectivamente.
Esses votos foram alinhados com as taxas de apoio anteriores, mas inferiores à média dos diretores corporativos dos EUA. O apoio aos diretores das empresas Russell 3000 tem sido em média de cerca de 95% nos últimos anos, de acordo com a empresa de engajamento de acionistas Georgeson.
Leia também:
Despesas com viagens dos filhos de Lula atingem R$ 5,6 milhões durante o governo atual
Polícia Federal apreende adolescente com cédulas falsas em Três Passos, Rio Grande do Sul
Houthis atacam navio de carga M/V Verbena no Golfo de Áden, ferindo gravemente um marinheiro

Faça um comentário