
País enfrenta crise energética em meio a esforços para restabelecer o fornecimento de eletricidade.
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA
O Equador foi atingido por um apagão nacional nesta terça-feira (18/6), deixando todo o país no escuro. O problema foi causado por uma falha na linha de transmissão, conforme revelou o ministro de Obras Públicas, Roberto Luque, em um comunicado divulgado na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter.
Segundo o ministro, o Operador Nacional de Eletricidade (Cenace) relatou que uma falha na linha de transmissão resultou em um desligamento em cascata, afetando o serviço de energia em todo o país. “O relato imediato que recebemos do Cenace é que há uma falha na linha de transmissão que causou o desligamento em cascata, portanto, não há serviço de energia em escala nacional”, explicou Luque. Ele acrescentou que todos os esforços estão sendo concentrados para resolver o problema o mais rápido possível.
O apagão ocorre em um momento crítico para o Equador, que já enfrenta uma crise energética desde o início do ano. Essa situação obrigou o presidente Daniel Noboa a declarar dois estados de emergência. A população tem lidado com racionamento de energia elétrica devido a essa crise. De acordo com o Ministério da Energia, fatores como a seca prolongada, aumento das temperaturas e falta de manutenção no sistema elétrico contribuíram para os apagões recorrentes desde abril.
Em entrevista coletiva, Roberto Luque, que também ocupa o cargo de ministro interino de Minas e Energia, confirmou que o apagão mais recente foi resultado de “falta de investimentos em manutenção e novas linhas de transmissão de energia”. Até as 9h16 (horário de Brasília), Luque informou que cerca de 60% do país já estava abastecido com energia proveniente de 2.740 megawatts extras instalados. “Os tempos estimados são de 3 a 4 horas para restabelecer a energia elétrica em todo o território”, declarou o ministro.
As autoridades equatorianas estão trabalhando intensivamente para restabelecer o fornecimento de energia elétrica em todo o país. Enquanto isso, a população enfrenta os desafios e inconveniências de um apagão nacional, agravando ainda mais a já complicada crise energética. A expectativa é que em poucas horas o serviço seja normalizado, trazendo alívio temporário para a situação crítica do setor elétrico no Equador.
Leia Também:
Idosa sem folga há 20 anos é resgatada de trabalho análogo à escravidão em Itapetininga
Calor extremo causa aumento alarmante de chamadas de emergência em Nova York
Operação da Ficco prende cinco pessoas e apreende 10 Kg de Skank em Boa Vista
_____________
Faça um comentário