
Secretaria de Saúde investiga mais quatro mortes enquanto o número de infectados pode chegar a 1.600 devido às enchentes recentes.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O número de mortes por leptospirose no Rio Grande do Sul aumentou para 15, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Saúde estadual na última quarta-feira (05/6). Além disso, outras quatro mortes estão sob investigação.
Até o momento, foram registrados 3.658 casos da doença, dos quais 242 já foram confirmados. As projeções da Secretaria de Saúde indicam que os casos podem chegar a 1.600, devido à exposição à água contaminada, principalmente por urina de ratos, durante as enchentes que afetaram o estado desde o fim de abril.
Esse número estimado é quatro vezes maior do que a quantidade de casos registrados em todo o ano passado (400), segundo o Ministério da Saúde. Porto Alegre é o município com mais casos notificados, totalizando 1.036 ocorrências. Canoas e Sapucaia do Sul vêm em seguida, com 258 e 179 notificações, respectivamente.
Os perfis das 15 vítimas confirmadas são todos homens, distribuídos nas seguintes faixas etárias: dois entre 30 e 39 anos, dois entre 40 e 49 anos, oito entre 50 e 59 anos, e três entre 60 e 69 anos. Uma das vítimas recentes foi um homem de 51 anos, residente em Novo Hamburgo, que tinha histórico de exposição às águas da inundação. Ele começou a apresentar sintomas como náusea, vômitos, dor muscular e falta de apetite no dia 13 de maio, sem registro de febre. A morte ocorreu em 30 de maio.
Leia também:
Conselho de ética da câmara arquiva processo contra André Janones: Veja como votou cada deputado
Sanções dos EUA aceleram desenvolvimento de chips na China, diz CEO da Intel
Polícia Federal desarticula quadrilha de contrabando de migrantes em operação em Goiânia
Faça um comentário