
Crescente número de detenções reflete desafios de segurança em comunidades próximas a abrigos para sem-teto e migrantes na cidade.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
Prisões em abrigos para sem-teto e migrantes na cidade de Nova York estão aumentando de maneira alarmante, com um crescimento de 100% registrado até agora este ano, deixando os residentes locais cada vez mais preocupados com o aumento da criminalidade em suas comunidades.
De acordo com dados da NYPD, de 1º de janeiro a 31 de março, ocorreram 836 prisões em abrigos em toda a cidade, o maior número para qualquer trimestre desde pelo menos 2018. Essas prisões incluem 272 por crimes graves e 573 por contravenções. No mesmo período do ano anterior, foram realizadas 418 prisões em abrigos, sendo 160 por crimes graves e 258 por contravenções.
O 25º Distrito, que engloba East Harlem e Randall’s Island, onde está localizado um grande abrigo de tendas para migrantes com 3.000 leitos, viu um aumento impressionante de 295% nas prisões, totalizando 83 durante este período, comparado a apenas 21 no mesmo período de 2023.
Moradores do abrigo em Randall’s Island descrevem o ambiente como violento e caótico. “É uma bagunça total e a cidade não parece ter um plano claro”, disse John, 67 anos, um morador da Upper East Side que atravessa a ponte para a ilha todas as manhãs.
John relatou ter sido agredido por um migrante em uma e-bike enquanto cruzava a ponte, além de mencionar que um amigo e sua esposa foram atacados por um ciclista perto do acampamento de tendas. Ele destacou que há muitos crimes que ocorrem no local, alguns dos quais não são sequer reportados.
Em janeiro, um migrante foi fatalmente esfaqueado durante uma briga por uma mulher no acampamento de tendas. No mês seguinte, houve uma briga generalizada entre os residentes do abrigo e a polícia, resultando na prisão de dois migrantes por agressão a um segurança dias depois.
Os crimes graves no 25º Distrito aumentaram cerca de 14% este ano, com homicídios subindo 50% e agressões graves aumentando aproximadamente 25%. Os furtos qualificados também aumentaram quase 15%.
“A situação está muito séria”, disse Malcom Warner, 28 anos, morador de East Harlem, sobre o impacto do caos que se espalha da ilha para as ruas dos bairros. “Chegou a um ponto em que os idosos não se sentem seguros para aproveitar um momento tranquilo do lado de fora. Eles têm medo de serem atacados.”
Em Long Island City, que abriga a maior quantidade de abrigos para migrantes na cidade, os distritos policiais 108 e 114 viram aumentos de 100% e 64%, respectivamente, nas prisões em abrigos durante o primeiro trimestre deste ano, de acordo com um relatório recente do The Post.
Leia também:
Polícia Rodoviária apreende 1,5 tonelada de maconha em ônibus de viagem em Presidente Prudente
Líder da MS-13 em Nova York se declara culpado por assassinatos brutais de estudantes
Influenciador Nego Di é preso por estelionato e transferido para Penitenciária em Canoas
Faça um comentário