Departamento de Segurança Interna intensifica medidas enquanto questões migratórias dominam cenário político
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Os Estados Unidos deportaram 116 imigrantes chineses, conforme anunciado na última terça-feira (2) pelo Departamento de Segurança Interna (DHS). Este foi o primeiro grande voo de deportação para a China desde 2018, marcando um movimento significativo na política de imigração do país.
“Continuaremos a aplicar nossas leis de imigração e remover indivíduos que não têm base legal para permanecer nos Estados Unidos”, afirmou o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, em comunicado oficial.
O voo partiu para a China no fim de semana, em um contexto de intensificação dos debates nos EUA sobre políticas de imigração e fronteira, temas centrais na atual disputa presidencial. Segundo o DHS, a colaboração com a China visa “reduzir e deter a migração irregular e interromper o tráfico ilícito de pessoas por meio de esforços de aplicação da lei ampliados”.
Apesar de não especificar datas, o DHS indicou que está trabalhando para realizar mais voos de deportação no futuro. Em 2023, os oficiais de fronteira dos EUA prenderam mais de 37 mil cidadãos chineses na fronteira sul, um número dez vezes maior do que o registrado no ano anterior.
Leia mais
Após fracasso em debate com Trump, Biden avalia se continuará a disputar as eleições
Trump sai vitorioso do debate eleitoral com o fracasso evidente de Biden

Faça um comentário