
As 12 pessoas resgatadas foram encontradas em uma propriedade rural na cidade de São Raimundo das Mangabeiras. Divulgação/ Polícia Federal.
Fiscalizações resultam em resgate de 12 pessoas e autuações por irregularidades trabalhistas em fazendas da região
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
A Polícia Federal, em colaboração com equipes do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego, realizou uma operação que resultou no resgate de 12 trabalhadores em condições de trabalho análogo à escravidão no Maranhão.
De acordo com informações obtidas durante as fiscalizações, realizadas entre os dias 17 e 26 de junho, as equipes visitaram diversas fazendas nas cidades de São Raimundo das Mangabeiras, São Domingos do Azeitão, Pastos Bons e São João Dos Patos, após receberem denúncias sobre a precariedade das condições de trabalho.
“A operação foi crucial para identificar e resgatar pessoas que estavam submetidas a condições desumanas em uma das fazendas localizadas em São Raimundo das Mangabeiras”, afirmou um porta-voz da Polícia Federal.
Além dos resgates, as fiscalizações também revelaram irregularidades significativas no cumprimento das leis trabalhistas em outras fazendas da região. “Apesar de não encontrarmos trabalhadores em condições degradantes em todas as propriedades fiscalizadas, constatamos diversas violações das normas de segurança e saúde no ambiente de trabalho”, explicou um dos fiscais envolvidos na operação.
Consequentemente, os estabelecimentos foram notificados e alguns foram autuados pelas autoridades competentes por descumprimento das normas trabalhistas vigentes. A ação conjunta reforça o compromisso das instituições em combater e coibir práticas ilegais que atentem contra a dignidade e os direitos fundamentais dos trabalhadores no Brasil.
Leia mais
Lula cancela visitas em estados onde foi derrotado por Bolsonaro
Bolsonaro é recebido com festa em Parauapebas, mas enfrenta protestos da oposição
Carla Zambelli participa de reuniões internacionais no P20 em Maceió
Faça um comentário