Polícia Federal desarticula organização criminosa de tráfico internacional de drogas em Operação Narcopesca

Embarcações apreendidas pela Polícia Federal na Operação Narcopesca.
Apreensões somam R$ 30 milhões, incluindo barcos, imóveis e veículos; três suspeitos são presos.
Por Ana Raquel |GNEWSUSA

A Polícia Federal desarticulou uma organização criminosa responsável pelo envio de cocaína para a Europa e África, em uma operação chamada Narcopesca, deflagrada ontem. A ação resultou na apreensão de seis embarcações utilizadas pelo grupo para transportar drogas pela costa brasileira. Além das embarcações, foram sequestrados judicialmente 13 imóveis, 4 carros e houve o bloqueio de 19 contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas.

Três pessoas foram presas nas cidades de Itajaí (SC), Florianópolis (SC) e Angra dos Reis (RJ). Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As apreensões e sequestros de bens somam aproximadamente R$ 30 milhões, segundo a PF.

Durante as investigações, a PF descobriu que a organização criminosa esteve envolvida no transporte de cerca de 4,6 toneladas de cocaína destinadas à Europa e 3 toneladas de haxixe que seriam trazidas para o Brasil. A Polícia Federal conseguiu ligar alguns dos investigados a uma tentativa de enviar 21 quilos de cocaína no casco de um navio que partiria do Porto de Rio Grande com destino a Portugal, em um flagrante ocorrido em 29 de fevereiro deste ano.

 

As investigações da operação Narcopesca tiveram início após informações obtidas na operação Hinterland, deflagrada em 31 de março de 2023, que também visava reprimir o tráfico transnacional de drogas por meio marítimo da América do Sul para a Europa. Naquela ocasião, 200 policiais federais e 12 servidores da Receita Federal do Brasil cumpriram 534 ordens judiciais, incluindo 17 mandados de prisão preventiva nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amazonas e Rondônia, além de uma ação na cidade de Assunção, no Paraguai.

A Polícia Federal segue trabalhando para desmantelar as redes de tráfico internacional de drogas que utilizam o território brasileiro como rota para seus crimes.

Leia mais

Navios de guerra russos chegam à Venezuela em meio a tensões internacionais

Valdemar Costa solicita novamente a autorização de Moraes para se comunicar com Bolsonaro

Uruguai vence os EUA e avança com 100% de aproveitamento na Copa América

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*