Acusado de tortura, foragido brasileiro é preso na Bélgica e aguarda extradição

Acusado de tortura, foragido brasileiro é preso na Bélgica e aguarda extradição.

Foragido desde 2019, homem foi detido graças a ação coordenada entre o Ministério Público de Minas Gerais e autoridades internacionais; extradição para o Brasil está em andamento.

Por Ana Raquel |GNEWSUSA

Um homem de 40 anos, foragido da justiça brasileira, foi preso na Bélgica em cumprimento a um alerta internacional da Interpol, conhecido como Difusão Vermelha, e a um Pedido de Extradição expedido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A ação foi coordenada pela 2ª Promotoria de Justiça de Inhapim, cidade situada no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.

Segundo informações do MPMG, o homem era procurado por crimes de lesão corporal e tortura contra seus enteados. As investigações apontam que as agressões ocorreram na casa onde o acusado vivia com as crianças e a mãe delas, no centro de Inhapim, um município com cerca de 25 mil habitantes.

A denúncia do MPMG revela que, em 2019, o suspeito “submeteu os menores, sob sua guarda, com emprego de violência e grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal”.

O promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, que liderou o pedido de Difusão Vermelha, destacou que a prisão do suspeito é uma vitória significativa para a Justiça, marcando um avanço no combate à impunidade e aos crimes graves na região de Inhapim.

A prisão foi resultado de uma operação conjunta que envolveu o MPMG, o Ministério da Justiça, a Polícia Federal de Minas Gerais, representada pela Interpol no Brasil, sob a liderança da delegada Fátima Zulmira Basalo, e a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do delegado Guilherme Lincoln Rocha Pereira e do investigador Agripa Anacleto de Sá.

O processo contra o homem tramita na 2ª Vara Criminal de Inhapim, onde, se condenado, ele poderá enfrentar uma pena de dois a 11 anos de prisão em regime fechado. O acusado está em prisão provisória na Bélgica enquanto aguarda a conclusão do processo de extradição para o Brasil.

Leia mais

Califórnia avança em legislação para aumentar supervisão em Centros de Detenção de Imigração

Atletas de Vôlei dos EUA sofrem acidente em Paris após celebração

Tempestade tropical ganha força e se torna furacão ao atingir o norte de Porto Rico

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*