Brasil avança em sete finais e garante medalha no tênis de mesa nas Paralimpíadas de Paris

Com Gabriel Araújo liderando as classificatórias e a dupla Catia e Joyce já assegurando uma medalha no tênis de mesa, o Brasil demonstra grande potencial nas primeiras competições dos Jogos Paralímpicos de 2024.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

Nesta quinta-feira (29), o Brasil estreou nos Jogos Paralímpicos de Paris com grandes conquistas. No tênis de mesa, a dupla brasileira garantiu vaga nas semifinais, assegurando ao menos uma medalha.

Na natação, Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, avançou para a final dos 100m costas com o melhor tempo das eliminatórias. Além disso, outros seis brasileiros também se classificaram para as finais nas piscinas.

O nadador mineiro Gabriel Araújo, campeão de duas medalhas de ouro e uma de prata em Tóquio 2020, brilhou na Arena La Défense ao garantir a melhor marca nas eliminatórias dos 100 metros costas da classe S2 (para atletas com limitações físico-motoras).

Com o tempo de 1min59s54, Gabrielzinho expressou otimismo para a final, que ocorrerá às 13h (horário de Brasília): “Estou guardando energia para ser mais agressivo na final”, disse ele, que foi um dos porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura.

Além de Gabrielzinho, outros seis nadadores brasileiros também disputarão as finais nesta quinta-feira. Entre eles, Andrey Madeira nos 400m livre (S9), José Ronaldo nos 100m costas (S1), Gabriel Bandeira nos 100m borboleta (S14), e Phelipe Rodrigues e Mariana Gesteira, que nadarão os 50m livre (S10).

No tênis de mesa, a dupla formada por Catia Oliveira e Joyce Oliveira garantiu vaga na semifinal e, consequentemente, ao menos uma medalha ao Brasil, já que não há disputa pelo bronze na categoria WD5 (para atletas cadeirantes). Elas venceram as egípcias Fawzia Elshamy e Ola Soliman por 3 sets a 0 e agora enfrentarão as sul-coreanas Seo Su Yeon e Yoon Jiyu.

No goalball, a seleção feminina empatou em 3 a 3 contra a forte equipe da Turquia, atual campeã paralímpica e mundial, em um jogo equilibrado pelo grupo C. Moniza e Jéssica marcaram os gols brasileiros.

No vôlei sentado, a seleção feminina brasileira estreou com vitória tranquila sobre Ruanda, vencendo por 3 sets a 0. Suellen Dellangelica foi a maior pontuadora da partida, e a equipe volta à quadra no último sábado (31), contra o Canadá.

Outras modalidades, como tiro com arco, bocha e ciclismo, também tiveram participações brasileiras, com atletas como Juliana Ferreira e Eugênio Franco buscando vagas nas quartas de final.

No entanto, alguns resultados, como no taekwondo e na bocha, foram desfavoráveis, com atletas brasileiros sendo eliminados ou precisando de vitórias nas próximas rodadas para continuar na competição.

Os Jogos Paralímpicos de Paris seguem com emoções para o Brasil, que já demonstra forte presença nas competições.

Leia também:

Japão enfrenta tufão devastador com chuvas e ventos recordes: alerta máximo emitido para Kyushu

Milhares de pessoas enfrentam intenso calor no leste dos EUA

Sete cidades brasileiras ameaçadas por inundação devido ao aumento do nível do mar


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*