
Medida marca o retorno gradual do turismo internacional após anos de restrições devido à pandemia.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
A Coreia do Norte está se preparando para reabrir suas fronteiras para turistas estrangeiros, começando pela cidade de Samjiyon, localizada no nordeste do país, a partir de dezembro de 2024. A notícia foi confirmada por empresas de turismo nesta quarta-feira (14).
A decisão sinaliza um passo importante para o país, que esteve amplamente isolado internacionalmente devido a rigorosos controles de fronteira impostos durante a pandemia de Covid-19. A Koryo Tours, com sede em Pequim, anunciou em seu site: “Recebemos a confirmação de nosso parceiro local de que o turismo para Samjiyon e provavelmente para o resto do país será retomado oficialmente em dezembro de 2024.”
O turismo internacional já havia começado a dar sinais de retorno com a retomada dos voos internacionais no ano passado. Em fevereiro, um grupo restrito de turistas russos visitou a Coreia do Norte para uma excursão particular, e figuras de destaque, como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizaram visitas ao país, com a mais recente ocorrendo em junho.
A Koryo Tours expressou entusiasmo pela reabertura, afirmando: “Depois de esperar mais de quatro anos para fazer esse anúncio, a Koryo Tours está muito animada com a abertura do turismo norte-coreano mais uma vez.” A empresa indicou que detalhes sobre itinerários e datas serão confirmados nas próximas semanas.
A cidade de Samjiyon, situada perto da fronteira com a China, tem sido promovida pelo regime norte-coreano como uma “utopia socialista” e um “modelo de cidade montanhosa altamente civilizada.” O local conta com novos apartamentos, hotéis, uma estação de esqui e diversas instalações comerciais, culturais e médicas. Em julho, o líder Kim Jong-un fez uma reestruturação em seu governo, demitindo ou rebaixando alguns funcionários de alto escalão que foram considerados responsáveis por uma gestão “irresponsável” do projeto de Samjiyon.
A agência KTG Tours também anunciou que permitirá visitas a Samjiyon a partir deste inverno no Hemisfério Norte, marcando um novo capítulo na retomada do turismo para a Coreia do Norte.
Leia mais
Vazamento de mensagens leva a pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
Acusado de tortura, foragido brasileiro é preso na Bélgica e aguarda extradição.
Faça um comentário