O corpo do bilionário britânico Mike Lynch foi encontrado no iate naufragado na costa da Sicília, informou Massimo Mariani, representante do Ministério do Interior italiano, nesta quinta-feira (22). Mariani também mencionou que a filha de 18 anos de Lynch, Hannah, ainda está desaparecida, e mergulhadores continuam procurando na área onde o navio afundou.
Mais cedo, um quinto corpo foi resgatado do local do naufrágio, ocorrido no início da semana. Autoridades italianas foram vistas transferindo o corpo de um barco de resgate para ambulâncias no porto de Porticello.
Foto: Igor Petyx.
Enquanto os investigadores trabalham para determinar a causa do naufrágio, Giovanni Costantino, CEO da empresa responsável pelo fabricante do iate, afirmou que o Bayesian era “inafundável”.“Navios à vela são conhecidos por serem extremamente seguros. Eles têm menos superfície exposta ao vento em comparação a um iate e, com a estrutura da quilha de deriva, são projetados para não afundar,” afirmou Costantino.
Costantino expressou tristeza e incredulidade ao saber que o Bayesian, construído em 2008 pela Perini Navi e adquirido pelo The Italian Sea Group em 2021, afundou na manhã da ultima segunda-feira. O iate, de bandeira britânica, transportava 22 pessoas e afundou rapidamente após seu mastro, um dos mais altos do mundo, partir-se ao meio durante uma tempestade violenta.
Na última segunda-feira, quinze pessoas foram resgatadas e um corpo recuperado, presumivelmente o do chef de bordo Recaldo Thomas. Seis pessoas foram inicialmente reportadas como desaparecidas, incluindo Lynch e sua filha, Jonathan e Judy Bloomer, e Chris e Neda Morvillo.
As autoridades italianas ainda não divulgaram os nomes das vítimas cujos corpos foram encontrados, pois a identificação formal deve ser feita por parentes próximos antes que o legista ou o Ministério Público possam confirmar. Como o naufrágio está sob investigação criminal, as identificações oficiais provavelmente virão do gabinete do promotor, e as agências de proteção civil italianas não têm autoridade para confirmar as identidades.
Desde o afundamento, as equipes de emergência têm enfrentado condições adversas para acessar o local dos destroços, que está a cerca de 50 metros de profundidade. Os mergulhadores só têm 12 minutos para explorar o local antes de precisar subir.
Relatos iniciais sugerem que uma tromba d’água, um tipo de tornado que se forma sobre a água, pode ter causado o naufrágio. Trombas d’água são raras na Sicília, mas podem ocorrer em qualquer lugar.
O Marine Accident Investigation Branch (MAIB) do Reino Unido também iniciou uma investigação e enviou uma equipe de quatro inspetores a Palermo para uma avaliação preliminar da cena.
Imagens não confirmadas de câmeras de segurança, divulgadas na última quarta-feira, parecem mostrar o momento em que o tornado atingiu o iate. Um vídeo mostra o barco sendo severamente abalado pela tempestade e virando rapidamente.
Uma testemunha, dono de uma vila com vista para o local onde o Bayesian estava ancorado, relatou ter visto o iate afundar em apenas 60 segundos. “Não havia nada que pudesse ser feito. O navio desapareceu muito rapidamente”, contou ele ao canal de televisão.
Faça um comentário