EUA alertam para possíveis ataques do Irã no Oriente Médio

Joe Biden busca apoio internacional para reduzir tensões enquanto Irã ameaça retaliação.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Os Estados Unidos estão se preparando para possíveis ataques significativos do Irã e seus aliados no Oriente Médio nesta semana. A informação foi divulgada pelo porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, na última segunda-feira (12). Kirby destacou que os EUA reforçaram sua presença militar na região e compartilham das preocupações de Israel sobre um possível ataque apoiado pelos iranianos. As tensões aumentaram após o Irã e o grupo islâmico palestino Hamas acusarem Israel de assassinar um líder do Hamas em Teerã no mês passado.

“Compartilhamos as mesmas preocupações e expectativas que nossos parceiros israelenses. Pode ser nesta semana”, afirmou Kirby aos repórteres. Ele ressaltou que é necessário estar preparado para “um conjunto significativo de ataques”. Desde o mês passado, Israel tem se preparado para um grande ataque, especialmente após um míssil matar 12 jovens nas Colinas de Golã, área ocupada pelos israelenses. Israel respondeu matando um comandante sênior do Hezbollah em Beirute.

O assassinato de Ismail Haniyeh, líder político do Hamas, em Teerã, um dia após a operação, gerou promessas iranianas de retaliação contra Israel. “Nós obviamente não queremos ver Israel tendo que se defender de outro ataque, como fizeram em abril. Mas, se for esse o caso, continuaremos a ajudá-los a se defender”, declarou Kirby.

O presidente dos EUA, Joe Biden, conversou na segunda-feira com líderes da França, Alemanha, Itália e Reino Unido para discutir a redução das tensões no Oriente Médio e um cessar-fogo em Gaza. Segundo a Casa Branca, os cinco países endossaram um pedido dos EUA, Catar e Egito para renovar as negociações para um cessar-fogo em Gaza, visando um acordo o mais rápido possível.

Biden apresentou uma proposta de cessar-fogo em três fases em um discurso no dia 31 de maio. Desde então, Washington e mediadores regionais têm enfrentado dificuldades para alcançar um acordo de cessar-fogo para reféns em Gaza. Egito, Estados Unidos e Catar agendaram uma nova rodada de negociações para quinta-feira (15).

A declaração conjunta dos cinco países enfatizou a urgência de uma solução, expressando apoio a Israel contra qualquer ameaça iraniana e pedindo ajuda humanitária para Gaza. “Pedimos ao Irã que abandone suas ameaças contínuas de um ataque militar contra Israel e discutimos as graves consequências para a segurança regional caso tal ataque ocorresse”, destacou a declaração conjunta dos EUA e seus aliados europeus.

Leia mais 

Polêmica na Medalha de bronze: Jordan Chiles perde medalha de bronze após decisão do Tribunal Arbitral do Esporte

Patrulha de Fronteira resgata mãe e filho perdidos em Fronton, Texas

Premiações Olímpicas: Atletas brasileiros receberão R$ 4,6 milhões em bonificações após Jogos de Paris 2024

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*