Furacão Debby deixa quatro mortos na Flórida e ameaça Geórgia com inundações catastróficas

Pessoas caminham por uma rua inundada causada pela chuva e tempestade do furacão Debby em 5 de agosto de 2024, em Cedar Key, Flórida. - Foto/Reprodução.
 Tempestade tropical avança pelo sudeste dos EUA causando destruição e alertas de emergência.
Por Camila Fernandes | GNEWSUSA

 

A tempestade Debby chegou à Geórgia na última segunda-feira (5), após deixar um rastro de destruição na Flórida, provocando alertas de inundações históricas e levando as autoridades a declarar estado de emergência.

A passagem de Debby pela Flórida resultou em pelo menos cinco mortes e causou destruição significativa. Na manhã de segunda-feira (5), a tempestade atingiu a pequena cidade de Steinhatchee, a cerca de 115 km de Tallahassee, como um furacão de categoria 1, antes de perder força.

Tempestade Debby chega na Geórgia após deixar mortos na Flórida
Tempestade Debby chega na Geórgia após deixar mortos na Flórida – Foto/Reprodução.

Duas crianças morreram após a queda de árvores no Condado de Levy. Um dos meninos, de 13 anos, estava dentro de uma casa móvel no momento do incidente. Um caminhoneiro de 64 anos perdeu o controle do veículo na rodovia 75, caindo no canal de Tampa Bypass. Uma mulher de 38 anos e seu filho de 12 anos morreram em um acidente de carro em Dixie, ao norte de Tampa, devido às más condições climáticas.

Ventos de 72 km/h foram registrados no sudoeste de Savannah, na Geórgia, por volta das 5h (4h no horário de Brasília). Cidades na região sudeste podem enfrentar até 63 centímetros de chuva, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC). O prefeito de Savannah, Van Johnson, expressou seu temor: “Eu tenho enfrentado tempestades por aqui por 30 anos e nunca experimentei nada assim. Nós estivemos no olho de uma tempestade e nunca experimentamos isto.”

Nos próximos dias, Debby deve cruzar a Geórgia e se aproximar da costa do Atlântico, atingindo os estados da Carolina do Sul e Carolina do Norte. O NHC prevê que a tempestade ganhará força e atingirá um ponto de terra perto de Charleston, na Carolina do Sul.

As autoridades alertam para inundações catastróficas na costa do Atlântico, com estimativas de 50 a 75 centímetros de chuva até a manhã de sexta-feira (9). Os governadores da Geórgia e da Carolina do Sul declararam estado de emergência em antecipação aos danos causados por Debby.

05.ago.24 - Um grande buraco se abriu em Grange Fall Loop, Wimauma, após a passagem do furacão Debby na Flórida
05.ago.24 – Um grande buraco se abriu em Grange Fall Loop, Wimauma, após a passagem do furacão Debby na Flórida – Foto/Reprodução.

O presidente dos EUA, Joe Biden, aprovou uma declaração de emergência na Carolina do Sul, permitindo a aceleração da entrega de ajuda federal. Equipes do Departamento de Defesa, Departamento de Saúde, Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA e Guarda Costeira foram mobilizadas para apoiar nas operações de socorro.

Debby impactou a região chamada Big Bend, na Flórida, que conecta a península ao restante dos EUA pelo noroeste. Esta área já havia sofrido com o furacão Idalia no ano anterior.

Com base nas previsões da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), a temporada de furacões deste ano no Atlântico promete ser particularmente intensa devido às altas temperaturas oceânicas, que aumentam a intensidade das tempestades. As autoridades continuam a monitorar de perto o progresso de Debby e a implementar medidas de emergência para minimizar os danos e proteger as vidas dos residentes nas áreas afetadas.

 

 

 

 

Leia Também:

Aumento de casos de Mpox na África alerta OMS para possível emergência internacional

Trump afirma que Venezuela é governada por um ditador

ONU demite nove funcionários da UNRWA por suspeita de envolvimento em ataques do Hamas

__________

Sobre Camila Fernandes / CEO-Brasil 615 Artigos
Jornalista, ela traz consigo uma rica bagagem de experiência e conhecimento no campo da comunicação. Sua dedicação à profissão a consolidou como uma profissional de destaque, cuja paixão pela verdade e pela narrativa precisa a define. Além de suas realizações no jornalismo, Camila também é a CEO da agência de marketing Authentic Media. Seu papel como líder empresarial destaca-se pela capacidade de combinar visão estratégica e criatividade, impulsionando sua agência para o sucesso. Formada em marketing Digital, atualmente Graduanda em Publicidade e Propaganda, ela continua a se aprimorar academicamente, mantendo-se atualizada com as últimas tendências e inovações no mundo da comunicação e do marketing. E desde 2023 faz parte do time de jornalistas do Gnewsusa. Adicionalmente, é importante ressaltar que Camila Fernandes desempenha o papel de CEO-Brasil no Jornal GnewsUSA, reforçando sua presença e influência no cenário da comunicação e do jornalismo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*