Interrupção das ferrovias canadenses impacta o setor agrícola americano

Segundo a entidade, impressionantes 25 mil vagões, dedicados ao transporte de produtos agrícolas, circulam pelo sistema ferroviário canadense a cada semana.
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

A Associação Nacional de Grãos e Rações dos Estados Unidos expressou preocupação com as exportações de milho, grãos secos de destilaria, trigo de primavera e soja dos EUA, que estão em perigo devido a uma paralisação trabalhista que afeta as duas principais ferrovias do Canadá.

Uma parte significativa dessas exportações norte-americanas se destina ao mercado canadense, enquanto outra parcela é encaminhada para as rotas do Noroeste Pacífico, utilizando as ferrovias canadenses.

A interrupção nas operações da Canadian National Railway e da Canadian Pacific Kansas City está provocando um “choque severo na cadeia de suprimentos agrícolas da América do Norte”, conforme mencionado pelo CEO da associação, Mike Seyfert. Essa crise não apenas afeta a logística de exportação, mas também levanta questões sobre a disponibilidade de alimentos e insumos agrícolas no continente.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) ressaltou que um percentual considerável dos fertilizantes utilizados pelos agricultores americanos chega do Canadá via transporte ferroviário. Este contexto é ainda mais complexo, pois o Canadá é um dos principais compradores de etanol produzido nos Estados Unidos, um produto que também é movimentado por ferrovia.

A paralisação das ferrovias, portanto, tem um impacto abrangente, ameaçando não apenas as exportações, mas também a produção agrícola interna e a segurança alimentar na região.

As consequências dessa situação são múltiplas e podem reverberar através das economias agrícola e industrial, afetando os preços no mercado, a lucratividade dos agricultores e a estabilidade das cadeias de suprimentos. É vital que sejam encontrados caminhos para resolver o impasse trabalhista e restabelecer a operação normal das ferrovias, essencial para o fluxo de produtos que sustentam a economia e a alimentação na América do Norte.

• Leia mais: 

https://gnewsusa.com/2024/08/policia-federal-desmantela-esquema-de-migracao-ilegal-para-os-eua/

https://gnewsusa.com/2024/08/policia-civil-captura-lider-do-comando-vermelho-em-operacao-em-buzios/

https://gnewsusa.com/2024/08/zambelli-aciona-tcu-e-pgr-contra-rui-costa-por-suposto-favorecimento-de-verbas-em-propriedade-rural/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*