Musk anuncia internet gratuita da Starlink após bloqueio judicial

Em resposta ao bloqueio das contas da empresa, Musk garante continuidade do serviço, criticando duramente a decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

O empresário Elon Musk anunciou na última quinta-feira (29), que a Starlink, sua empresa de internet via satélite, fornecerá acesso gratuito à internet para usuários no Brasil até que o bloqueio das contas da empresa, determinado pela Justiça brasileira, seja resolvido. A decisão de Musk surge após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter ordenado a suspensão das contas bancárias da Starlink no país.

“Muitas escolas remotas e hospitais dependem da Starlink da SpaceX! A SpaceX fornecerá o serviço de internet aos usuários no Brasil gratuitamente até que essa questão seja resolvida, pois não podemos receber pagamento, mas não queremos cortar o acesso de ninguém”, declarou Musk na rede social X (antigo Twitter).

A medida foi tomada em resposta à decisão judicial de Moraes, que exigiu que o X, também de propriedade de Musk, nomeasse um representante legal no Brasil dentro de 24 horas. Com o descumprimento da ordem, o ministro justificou a ação, alegando a existência de um “grupo econômico de fato” ligado ao empresário.

Elon Musk não poupou críticas à decisão do STF. Em uma postagem anterior, ele chamou Moraes de “ditador”, afirmando: “SpaceX e X são duas empresas completamente diferentes com acionistas diferentes. Eu possuo cerca de 40% da SpaceX, então essa ação absolutamente ilegal do ditador @alexandre pune indevidamente outros acionistas e o povo do Brasil”.

A Starlink também se pronunciou oficialmente sobre o caso, classificando a decisão como “ilegal” e reafirmando o compromisso de continuar oferecendo o serviço. “A Starlink está comprometida em defender seus direitos protegidos pela Constituição e continuará prestando os serviços gratuitamente, se necessário, enquanto aborda esse assunto por meios legais”, disse a empresa em nota.

Leia mais 

Coronel Aginaldo confronta PT em debate de Caucaia com apoio de Zambelli

EUA anunciam recompensa por pistas sobre hacker da Bielorrússia

Dezesseis Estados republicanos processam Governo Biden por novo Programa de Imigração

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*