PF apreende quase 1 kg de ouro em operação no Amazonas

PF apreende ouro em operação contra crimes ambientais no Amazonas.

Ação integrada combate crimes ambientais em regiões de fronteira; dragas e mercúrio também foram confiscados.

Por Ana Raquel |Gnewsusa

A Polícia Federal apreendeu quase 1 kg de ouro no Amazonas durante o mês de agosto, em uma série de operações realizadas no âmbito da Operação Ágata. As ações, que ocorreram nas regiões do Vale do Javari, Japurá, São Gabriel da Cachoeira e Santa Izabel do Rio Negro, foram conduzidas em parceria com as Forças Armadas e promovidas pelo Ministério da Defesa. O objetivo principal da operação é combater crimes ambientais, especialmente garimpo e pesca ilegais em áreas de fronteira.

Apenas no mês de agosto, a PF localizou e confiscou 903,7 gramas de ouro, cuja origem ainda está sendo investigada. Além do ouro, a operação resultou na apreensão de 22 dragas, 4.875 kg de mercúrio, 8 rebocadores e 9 antenas de internet, todos utilizados em atividades ilícitas. O uso de mercúrio no garimpo ilegal, em particular, levanta preocupações sérias devido aos seus impactos ambientais devastadores.

Os envolvidos poderão responder por crimes como usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, e lavagem de dinheiro. A Operação Ágata integra 14 órgãos de segurança e agências civis, incluindo a Receita Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ibama e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Essas apreensões e investigações fazem parte de um esforço maior para combater o crime organizado na Amazônia e proteger os recursos naturais e comunidades locais. A Operação Ágata continuará nos próximos meses, intensificando o combate às atividades ilegais que ameaçam a integridade da floresta amazônica.

Leia mais

Brasil avança em sete finais e garante medalha no tênis de mesa nas Paralimpíadas de Paris

Japão enfrenta tufão devastador com chuvas e ventos recordes: alerta máximo emitido para Kyushu

STF analisará Habeas Corpus de Robinho preso por estupro coletivo na Itália

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*