
Clube é penalizado em 60 mil dólares e deverá promover campanhas antirracistas após incidente nas oitavas de final da Libertadores contra o Palmeiras.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
A Conmebol anunciou a punição ao Botafogo devido aos gestos racistas realizados por um torcedor durante a partida contra o Palmeiras, válida pelas oitavas de final da Libertadores, em 14 de agosto. O clube foi multado em 60 mil dólares (aproximadamente R$ 330 mil) e será obrigado a promover ações de combate ao racismo.
O Botafogo foi enquadrado no artigo 15 do Código Disciplinar da Conmebol, que trata de casos de discriminação. Embora o código prevê multas entre 100 mil e 400 mil dólares, o valor foi reduzido devido à colaboração do clube no processo.
Além da multa, o Botafogo deverá exibir uma faixa com a mensagem “Basta de Racismo” no protocolo de início de jogo, quando os times estiverem perfilados em campo, bem como no telão do Estádio Nilton Santos e nas redes sociais do clube.
No dia seguinte ao jogo, o Botafogo informou que o torcedor responsável pelos gestos racistas, Vinícius Ramos, foi identificado e banido do Estádio Nilton Santos. A Prefeitura de Maricá também anunciou a exoneração de Vinícius do cargo que ocupava na Secretaria de Ciência e Tecnologia devido aos atos racistas.
O Botafogo avançou às quartas de final da Libertadores e enfrentará o São Paulo. O jogo de ida será nesta quarta-feira (18), no Estádio Nilton Santos, e a volta acontecerá no dia 25, no Morumbi, em São Paulo.
Leia também:
De la Cruz retorna aos treinos e reforça o Flamengo nas Quartas de Final da Libertadores
Atacante Osvaldo, do Vitória, é internado com tromboembolismo pulmonar e tranquiliza a torcida
BlackPink: o fenômeno global que expandiu o K-Pop e sua cultura
Faça um comentário