Botafogo vence São Paulo nos pênaltis e volta à semifinal da Libertadores após 51 anos

Foto: Reprodução.
Em jogo equilibrado, equipes empatam por 1 a 1 no tempo regulamentar, mas Botafogo leva a melhor nas penalidades e garante vaga histórica entre os quatro melhores da América.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

Em um confronto decisivo realizado na ultima quarta-feira (25), Botafogo e São Paulo empataram por 1 a 1 no tempo regulamentar pelas quartas de final da Libertadores. A equipe carioca venceu nos pênaltis por 5 a 4 e, com isso, garantiu seu retorno à semifinal da competição após mais de cinco décadas.

Domínio carioca no primeiro tempo

O Botafogo mostrou superioridade desde o início, com maior posse de bola e pressionando o São Paulo na saída de jogo. Aos 13 minutos, após uma falha de Luiz Gustavo, Savarino aproveitou e acionou Igor Jesus. O atacante cruzou, o goleiro Rafael espalmou, mas Almada apareceu no rebote e, de cabeça, abriu o placar para o time alvinegro.

No final da primeira etapa, uma oportunidade clara de empate surgiu para o São Paulo. Aos 45 minutos, após uma cabeçada de Lucas Moura, a bola tocou no braço de Bastos dentro da área. O VAR foi consultado, e o árbitro assinalou pênalti. No entanto, Lucas desperdiçou a cobrança, mandando a bola no travessão, frustrando a torcida tricolor.

Reação do São Paulo no segundo tempo

O São Paulo voltou mais agressivo no segundo tempo e conseguiu equilibrar a partida. A primeira grande chance veio dos pés de Calleri, que recebeu um cruzamento de Luciano, mas não conseguiu finalizar com precisão. Aos 17 minutos, Lucas invadiu a área adversária e soltou uma bomba, mas John, goleiro do Botafogo, fez uma defesa impressionante.

A pressão tricolor aumentou, e, aos 41 minutos, André Silva fez um belo cruzamento que encontrou Calleri, que de cabeça empatou o jogo, renovando as esperanças do São Paulo. Logo depois, Nestor arriscou de fora da área, mas a bola passou muito perto do travessão.

Após o empate, o clima esquentou em campo. Jogadores das duas equipes, incluindo Marçal, Luis Zubeldia, Rafinha e Gatito Fernández, protagonizaram uma confusão que resultou na expulsão de Rafinha, do São Paulo, e Gatito, do Botafogo.

Decisão nos pênaltis

Nas penalidades, o Botafogo foi mais eficiente, com Tchê Tchê, Danilo Barbosa, Marçal, Almada e Matheus Martins convertendo suas cobranças. Vitinho desperdiçou, mas isso não comprometeu o time carioca. Pelo lado do São Paulo, Calleri e Nestor perderam suas cobranças, enquanto Luiz Gustavo, Lucas Moura, Igor Vinícius e Luciano marcaram.

Próximos desafios

Com a classificação garantida, o Botafogo aguarda o vencedor do duelo entre Flamengo e Peñarol para definir seu adversário na semifinal. No Campeonato Brasileiro, o Glorioso enfrentará o Grêmio no sábado (28), às 21h. Já o São Paulo volta a campo no domingo (29), quando recebe o Corinthians, às 16h, no Morumbi, também pelo Brasileirão.

Leia também:

Especialista afirma que imigração em massa afeta empregos de negros nos EUA

O renascimento das feiras de livros e o retorno do prazer da leitura física

Inteligência dos EUA alerta Donald Trump sobre plano do Irã para assassiná-lo

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*