Foto/Reprodução.
Medida de Alexandre de Moraes é reprovada por Washington, que defende acesso irrestrito às plataformas digitais e aponta para o valor da liberdade de expressão.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Na última terça-feira (17), a Casa Branca fez uma rara crítica ao Brasil, após a decisão do país de bloquear o acesso ao X, a plataforma de mídia social de Elon Musk. A secretária de imprensa, Karine Jean-Pierre, manifestou a posição do governo dos EUA em um briefing de imprensa, destacando a importância da liberdade de expressão. “Quando se trata de mídia social, fomos muito claros ao dizer que achamos que as pessoas devem ter acesso a ela. É uma forma de liberdade de expressão”, afirmou Jean-Pierre, respondendo a perguntas da repórter Raquel Krähenbühl.
O bloqueio ao X, imposto em 30 de agosto, foi ordenado pelo ministro Alexandre de Moraes, da Suprema Corte brasileira. Moraes exigiu a remoção de diversas contas por supostamente disseminarem discursos de ódio ou desinformação, levando à proibição geral do uso da plataforma para os 200 milhões de residentes do país. Elon Musk, dono do X, condenou a medida, descrevendo o decreto como antidemocrático e acusando o juiz de ser um “ditador” e “Darth Vader do Brasil”.
A decisão de Moraes provocou a retirada dos representantes da empresa do Brasil, após ameaças de prisão caso não cumprissem as ordens de censura. Em uma decisão de abril, Moraes declarou que “a mídia social não é uma terra de ninguém”, refletindo o crescente conflito com Musk.
Enquanto brasileiros podem contornar o bloqueio usando VPNs, enfrentam o risco de multas, conforme as novas políticas impostas. Musk, que adquiriu o Twitter em 2022 com a promessa de restabelecer princípios de liberdade de expressão, tem enfrentado desafios semelhantes globalmente. Jean-Pierre reiterou o compromisso dos EUA com o acesso irrestrito às mídias sociais, apesar das contradições em relação à legislação que visa banir a rede social chinesa TikTok, uma posição criticada pelo ex-presidente Donald Trump. “Só para que todos saibam, especialmente os jovens, Crooked Joe Biden é responsável por banir o TikTok”, escreveu Trump no Truth Social, criticando a postura do atual governo e suas implicações para o mercado digital.
Leia mais
Seleção Brasileira treinará no CT do Corinthians antes de enfrentar o Chile nas Eliminatórias
Pablo Marçal domina a liderança na pesquisa Veritá deixando Boulos e Nunes para trás
STF autoriza investigação contra Silvio Almeida por acusações de assédio sexual


Faça um comentário