Deputado dos EUA critica medidas do STF e pede reversão do bloqueio ao X

Chris Smith, membro do Comitê de Relações Exteriores, classifica decisão como ameaça à liberdade de expressão.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

Chris Smith, deputado norte-americano e membro do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos, expressou preocupações com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu o X (anteriormente conhecido como Twitter) no Brasil. Em sua visão, a medida representa um ataque direto à liberdade de expressão.

O recente movimento das autoridades brasileiras deu um passo mais audacioso ao expandir a sua repressão, que anteriormente se restringia às mídias sociais, para proibir uma das maiores redes sociais de notícias do mundo e tornar ilegal o acesso dos brasileiros a ela. “O governo do Brasil aumentou as apostas e atingiu um novo patamar — expandiu-se da perseguição à oposição política, removendo-a das mídias sociais, para a proibição de uma das maiores redes sociais de notícias do mundo e tornando ilegal o acesso de brasileiros a ela”, afirmou Chris Smith.

No dia 30 de agosto, Alexandre de Moraes determinou o bloqueio do X, a plataforma de Elon Musk, suspendendo seus downloads nas lojas de aplicativos virtuais. Esta medida foi tomada devido ao não cumprimento de ordens que exigiam a suspensão de perfis acusados de espalhar desinformação e à falta de pagamento de multas. Em resposta, Smith, presidente do Subcomitê Global de Direitos Humanos da Câmara dos EUA, que já havia criticado os “abusos generalizados de direitos humanos no Brasil” em uma audiência do Congresso em maio, reiterou seu pedido para que o STF reconsidere sua decisão e permita o retorno do X ao Brasil.

Leia mais 

Vegetti brilha no Vasco e se consolida como um dos maiores artilheiros do futebol brasileiro

Flamengo bate recorde de público na temporada em vitória sobre o Bahia

STF julga habeas corpus de Robinho por estupro coletivo na Itália

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*