
Aeronaves de asa fixa e rotativa são empregadas no combate às chamas em uma ação conjunta da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Por Ana Raquel |Gnewsusa
Pelo menos 18 cidades do estado de São Paulo registram focos de incêndio florestal ativos na tarde desta quinta-feira 12 de setembro. A Defesa Civil estadual, em parceria com o Corpo de Bombeiros, está atuando intensamente para combater os focos de incêndio que se alastram em diversas regiões.
De acordo com o último relatório da Defesa Civil, atualizado às 16h10, as regiões mais críticas estão recebendo reforço aéreo, fundamental para o controle das chamas. No total, foram mobilizadas 12 aeronaves, sendo 4 aeronaves de asa fixa e 8 helicópteros de asa rotativa, além de equipamentos terrestres.
Em uma ação inédita, o Gabinete de Crise do Governo de São Paulo empregou, simultaneamente, 8 helicópteros do Comando de Aviação da Polícia Militar. Essa é a primeira vez, em 40 anos de história do Comando de Aviação, que tantas aeronaves são utilizadas de forma coordenada para o combate a incêndios florestais.
Além do apoio aéreo, as equipes terrestres da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros continuam mobilizadas nas áreas atingidas, monitorando a situação e reforçando as linhas de controle dos incêndios para impedir a propagação das chamas. A prioridade é proteger as áreas de risco e evitar que os focos avancem para zonas habitadas ou de preservação ambiental.
Os incêndios florestais têm se intensificado nas últimas semanas devido às altas temperaturas e à baixa umidade do ar, fatores que agravam a propagação das chamas. A Defesa Civil e os órgãos de combate ao fogo reforçam a importância da conscientização da população para evitar ações que possam desencadear novos focos de incêndio, como queimas irregulares ou o descarte inadequado de resíduos em áreas verdes.
As operações de combate seguirão até que todos os focos sejam extintos e a situação esteja sob controle. As autoridades estaduais seguem monitorando as condições climáticas para ajustar as estratégias de enfrentamento, garantindo uma resposta rápida e eficaz aos incêndios.
Leia mais
Mãe do jovem que cometeu massacre escolar nos EUA defende que filho não é um ‘monstro’
Adolescente tira a vida da mãe com facadas um ano após assassinar o pai a tiros nos Estados Unidos
Memphis Depay é apresentado ao Corinthians, mas não poderá disputar a Copa do Brasil
Faça um comentário