Javier Milei anuncia fim do imposto de importação em dezembro

Presidente Argentino critica protecionismo e promete medidas para reduzir a intervenção estatal na economia.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA 

O presidente da Argentina, Javier Milei, declarou que, em dezembro deste ano, o Imposto Para uma Argentina Inclusiva e Solidária (PAIS), que atualmente incide sobre produtos importados, será completamente eliminado. A promessa veio na esteira da recente redução da alíquota do tributo, que passou de 17,5% para 7,5% na última segunda-feira (2).

Durante seu discurso na União Industrial Argentina, em celebração ao Dia da Indústria, Milei fez duras críticas ao que chamou de práticas protecionistas da indústria nacional. Segundo ele, essas práticas são responsáveis por criar uma dependência prejudicial ao Estado e por distorcer a economia do país.

“Muitas vezes, na Argentina, foram criados impostos dizendo que eram transitórios e depois nunca foram reduzidos. Bem-vindo ao momento histórico em que um governo disse que os criou temporariamente e hoje está se tornando realidade, que esta redução foi feita”, afirmou Milei, sendo ovacionado pela plateia.

O presidente também classificou o imposto como “nefasto“, fazendo alusão ao impacto negativo que ele teria sobre a economia argentina desde sua criação, em dezembro de 2019, pelo ex-presidente Alberto Fernández. Em seu pronunciamento, Milei reforçou a importância de uma política fiscal e monetária sólida para restaurar a estabilidade econômica do país. “Estamos enfrentando um monstro de muitas cabeças, e cada uma delas representa uma parte do Estado inflado que precisamos combater”, comparou.

Milei aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho do ministro da Economia, Luis Caputo, e do ministro da Desregulação, Federico Sturzenegger, destacando o compromisso de sua administração com o pagamento de dívidas e o combate à inflação. Segundo o presidente, essas medidas são cruciais para a recuperação econômica da Argentina e para a criação de um ambiente mais favorável aos negócios.

Leia mais 

Tragédia no Canal da Mancha: Barco de imigrantes vira e deixa pelo menos 12 mortos

Golpe do Amor: Três homens presos pela morte de empresário carbonizado em São Paulo

Brasileiro compra raspadinha por R$ 28 e ganha R$ 3,6 milhões nos EUA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*